sábado, 31 de março de 2012

VÍDEO: Repressão à manifestação pacífica no Clube Militar


Nada de festa: 64 foi golpe!

Por Juliana Sada, no blog Escrevinhador:
Neste fim de semana completam-se 48 anos do golpe militar de 64. Diferentemente de outros anos, os militares já não falam sozinhos. E os ânimos estão exaltados. Militares reformados vieram a público deslegitimar o atual ministro da Defesa, Celso Amorim, e marcaram “festas” e atos para comemorar o golpe. Em declarações à imprensa, escancaram a verdadeira motivação: a insatisfação com a criação da Comissão da Verdade, que ainda não tem seus membros definidos e nem data para início de funcionamento.


Do outro lado, a sociedade organizada e movimentos de direitos humanos vão às ruas denunciar os torturadores e militares golpistas. Não deixam que comemorem o golpe em paz e impunemente. A possibilidade de investigação de crimes da ditadura é uma realidade próxima, mas que ainda tem que ser defendida para que de fato ocorra.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Os caras-pintadas no Clube Militar

Por Hildegard Angel, em seu blog:
Foi um acaso. Eu passava hoje pela Rio Branco, prestes a pegar o Aterro, quando ouvi gritos e vi uma aglomeração do lado esquerdo da avenida. Pedi ao motorista para diminuir a marcha e percebi que eram os jovens estudantes caras-pintadas manifestando-se diante do Clube Militar, onde acontecia a anunciada reunião dos militares de pijama celebrando o "31 de Março" e contra a Comissão da Verdade.

quinta-feira, 29 de março de 2012

PCdoB conta ao povo brasileiro sua história de luta

Milhões de brasileiros que estavam sitonizados em qualquer canal de televisão aberta conheceram, nesta quinta-feira (29), a história de luta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). 

Os 90 anos do PCdoB ganharam roupagem cinematográfica que desfilou pelos lares de todas as regiões e classes sociais do país em um programa televisivo de 10 minutos, comemorando as nove décadas de sonho e despertar.

Apresentado para cada cidadão as contribuições desse combativo Partido. Um Partido que, efetivamente, contribuiu para a história do nosso país.



quarta-feira, 28 de março de 2012

ANPG fará paralisação nacional nesta quinta (29) por reajuste de bolsas

Carlos Lordelo, do Estadão.edu
Alunos de pós-graduação planejam paralisar as atividades acadêmicas e de pesquisa nesta quinta-feira, 29, para reivindicar o reajuste imediato do valor das bolsas de mestrado e doutorado, congelado há quatro anos.
Os estudantes pedem aumento de 40%. Hoje um mestrando ganha R$ 1,2 mil e um doutorando R$ 1,8 mil mensais das agências de fomento à pesquisa do governo federal (Capes e CNPq).
Foi a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) que convocou a greve. Segundo a entidade, o pedido de reajuste leva em conta a previsão de investimentos do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia e a inflação acumulada do período, de cerca de 20%.
"Estamos há dois anos negociando com o governo e apresentando nossa manifestação, mas os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia são irredutíveis", diz a presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, de 32 anos. Ela faz doutorado em Educação na PUC-SP.
Elisangela critica o corte de 23% no orçamento do MCT para este ano. "Isso vai na contramão do desenvolvimento do País. O governo deveria responder à crise econômica com mais investimentos, em especial em ciência e tecnologia."

terça-feira, 27 de março de 2012

Com a história nas mãos, a juventude escracha os torturadores

Editorial do Portal Vermelho
A verdade que torturadores, assassinos e criminosos políticos da ditadura de 1964 (juntamente com aqueles que os apoiam) querem esquecer, sobre as barbáries cometidas durante o período em que dominaram o país, começa a ganhar as ruas pela ação da juventude, levada pelo movimento Levante Popular da Juventude que, em hora apropriada, realizou ações contra torturadores e assassinos políticos em sete cidades brasileiras. A propriedade da hora é ressaltada pela iminência da nomeação, pelo governo federal, dos membros da Comissão da Verdade, e por ocorrer às vésperas da data escolhida por direitistas e conservadores – civis e militares saudosos da ditadura –, que se mobilizam para comemorar os 48 anos do golpe militar de 1º de abril de 1964.

Campanha da CUT enfraquece o movimento sindical

Por Wagner Gomes
É difícil imaginar iniciativa mais inoportuna para o movimento sindical que a campanha contra a contribuição sindical lançada pela CUT na segunda-feira, 26, em Campinas (SP). A proposta, dotada de inegável viés liberal, é polêmica e exclusivista.

As outras centrais com maior representatividade entre os trabalhadores e reconhecidas pelo Ministério do Trabalho (Força Sindical, CTB, UGT, Nova Central e CGTB) defendem a contribuição, que corresponde ao desconto anual de um dia de trabalho dos assalariados, e repudiam a atitude cutista.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Após 15 meses, governo Dilma precisa dizer pra quê veio

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:
“Dilma está vivendo seu melhor momento”, escreve hoje em seu blog o jornalista Luís Nassif. Confesso que fiquei atônito após ler a afirmação, tão peremptória, justamente num momento em que a decepção com o governo Dilma é intensa em diversas frentes, transborda na internet e tem provocado manifestações reiteradas de repúdio e desaprovação, notadamente entre pessoas de esquerda e de centro-esquerda que apoiaram sua eleição.

Há queixas sérias contra diversas áreas da administração. A insatisfação do setor cultural com o MinC se expressa em um abaixo-assinado com seis mil assinaturas, encabeçado por Marilena Chaui - que não pode ser "acusada" de oposicionista - e outro por Fernanda Montenegro, com cerca de duas mil. A crise na cultura, que é das mais graves já vivenciadas pelo ministério, está, por sua vez, diretamente ligada ao retrocesso no Plano Nacional de Banda Larga (PNBD), que na campanha foi vendido como o projeto que democratizaria a internet de amplo espectro no Brasil e, a despeito da inicialmente promissora gestão de Paulo Bernardo, acabou relegado pelos governo às teles - e sem sequer submetê-las a um meio efetivo de controle e avaliação do serviço prestado.

domingo, 25 de março de 2012

Renato Rabelo: "Viva o extenso legado do Partido Comunista do Brasil"

“Os comunistas deram grande contribuição na construção do Brasil. Construíram o Brasil!”. Foi como resumiu o presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo, durante discurso feito em ato político realizado nas festividades que marcaram os 90 anos do Partido.

Ao som dos gritos de luta dos companheiros, o dirigente nacional falou sobre a importância destas nove décadas e lembrou que muitas gerações lutaram, bravamente, para sustentar a bandeira da liberdade, da democracia, da soberania nacional e do socialismo. E completar 90 anos é a prova viva dessa luta.


Leia o pronunciamento de Renato Rabelo na íntegra:

A entrevista de Dilma na Veja

Por Altamiro Borges
Numa entrevista de dez páginas para a revista Veja desta semana, a presidenta Dilma Rousseff mostrou firmeza nas respostas. Ao mesmo tempo, ela tentou agradar os leitores desta revista direitista, insistindo na linha do “namorico com a mídia”. O esforço maior foi para demonstrar que as recentes derrotas no Congresso Nacional e a crescente rebelião na base aliada não abalaram o seu governo.

“Não há crise nenhuma. Perder ou ganhar votações faz parte do processo democrático e deve ser respeitado. Crise existe quando se perde a legitimidade. Você não tem de ganhar todas. O parlamento não pode ser visto assim. Em alguma circunstância sempre vai emergir uma posição de consenso do Congresso que não necessariamente será a do Executivo”, garantiu a presidenta.

sábado, 24 de março de 2012

Venezuela: a opção golpista da oposição


Faltando menos de sete meses para as eleições presidenciais do dia 7 de outubro, o palco político venezuelano está marcado pelo impressionante e crescente apoio das grandes maiorias populares ao presidente Hugo Chávez.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Demóstenes pediu grana de Cachoeira

Por Altamiro Borges
A situação do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) é cada vez mais complicada. Segundo o jornal O Globo de hoje (23), gravações da Polícia Federal revelam que o líder dos demos, que sempre posou de "ético" e de chefão dos falsos moralistas, pediu dinheiro para o mafioso Carlinhos Cachoeira, preso sob a acusação de chefiar a exploração ilegal de jogos em vários estados.

PCdoB: Legado, essência e perspectivas a defender

Por José Reinaldo Carvalho*
De norte a sul do País, a militância do Partido Comunista do Brasil manifesta de diferentes maneiras o justo orgulho de pertencer a uma organização de vanguarda que tanto tem contribuído para as conquistas políticas e sociais do povo brasileiro e está em permanente luta por transformações revolucionárias no Brasil e no mundo. 

A celebração do 90º aniversário do partido, que transcorre em 25 de março, enseja reflexões sobre o legadoda história gloriosa vivida de 1922 até os dias atuais, a natureza do partido, seus objetivosideologia,composição social das fileirastarefas do momento e perspectivas.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Quando Thor Encontrou Wanderson

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
Os dois têm, em comum, o nome estranho e improvável e a nacionalidade brasileira.

Thor e Wanderson.

O resto são diferenças que jamais os levariam a se encontrar. Thor, 1%, para usar a expressão consagrada no protesto Ocupe Wall St, anda num carro de quase 3 milhões de reais, uma McLaren. As multas por excesso de velocidade que Thor recebeu no período “probatório”, em que o motorista é testado logo depois de receber carteira de motorista, deveriam tê-lo impedido de dirigir. Mas regras no Brasil não costumam ser aplicadas para o 1%. A família de Thor tem dinheiro e as conexões que isso traz: não há muito tempo, o governador do Estado tomou carona no helicóptero do pai de Thor, um homem cuja maior ambição não é ser o homem mais sábio do mundo, ou o mais feliz, ou o mais generoso — e sim o mais rico, um recordista de moedas.

quarta-feira, 21 de março de 2012

CTB: "Guido Mantega vive no mundo da Lua"

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes, esteve em Brasília nesta quarta-feira (21), ao lado de representantes das demais centrais sindicais, para uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para o dirigente, o encontro foi pouco produtivo, já que o ministro sequer admitiu que o país viva um processo de desindustrialização.

“Com essa postura o diálogo fica complicado. O IBGE, o Dieese e o Ipea têm dados claros sobre o processo de desindustrialização vivido pelo país. O ministro só pode estar no mundo da Lua ao negar essa realidade”, lamentou Wagner Gomes, que esteve acompanhado do secretário de Políticas Institucionais da CTB, Joílson Cardoso.

Globo e Folha têm medo da verdade

Por Altamiro Borges
Em editoriais ontem (19), que até parecem combinados, O Globo e Folha criticaram os setores de sociedade que pretendem, com a instalação da Comissão da Verdade, apurar os crimes da ditadura militar. Na avaliação dos dois jornais, que deram apoio ao golpe de 1964 e às barbáries do regime, não cabe analisar o passado – seja discutindo a Lei da Anistia ou a chacina no Araguaia. 

O diário da família Marinho é mais descarado. No editorial “Sem vencidos e vencedores”, até suavizava os crimes da ditadura. “Os militares trataram de manter, mesmo que só formalmente, ritos da democracia representativa... Prendia-se por motivos políticos, cassavam-se vereadores, deputados, senadores, ministros do Supremo, mas procurava-se manter um lustro de ‘democracia’”.


Jornal compara algozes com vítimas

Essa singularidade, segundo o jornal, resultou no “perdão recíproco, dos agentes envolvidos na repressão e participantes da luta armada. Uma fieira de crimes foi cometida por ambos os lados naquela guerra suja e, muitas vezes, subterrânea”. O Globo, na maior caradura, compara os torturadores com os torturados e os golpistas com os democratas que resistiram à ditadura.

Alice Portugal: militância será diferencial da campanha do PCdoB

A pré-candidatura da deputada federal do PCdoB, Alice Portugal, à Prefeitura de Salvador propõe um diálogo com toda a cidade em relação aos problemas e atuais carências da capital baiana. Para a comunista, essa é uma das marcas que diferenciam sua pré-candidatura das demais já apresentadas no cenário eleitoral no município.


Por Mariana Viel

Em entrevista ao Vermelho, Alice comentou a recente declaração de apoio do prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ao deputado federal e pré-candidato do PT, Nelson Pellegrino. “Obviamente isso faz parte do processo democrático. Vamos construir um debate republicano. Eles [PSD] têm o vice-governador do estado, Otto Alencar, que aqui vem prestando um serviço ao projeto do governador Jaques Wagner”.

terça-feira, 20 de março de 2012

Farc: Paz tem que rimar com soberania e justiça social

As Farc deram mais uma demonstração de que estão dispostas a cumprir a promessa de libertar os últimos prisioneiros de guerra em seu poder, na sexta-feira (16). Em comunicado, o grupo diz estar pronto para iniciar o processo de libertação, mas ressalta que o governo deve permitir a visita de ativistas humanitários aos guerrilheiros detidos pelo Estado. A presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, confirma que “as denúncias de abuso nos cárceres do país são terríveis”.

segunda-feira, 19 de março de 2012

VÍDEO: Valdemiro Santiago - O Apóstolo Milionário


  • destacar vídeo
  • espalhe por aí
Dê sua nota:
282.744 exibições

Renato Rabelo: "Serra é uma liderança decadente"


SÃO PAULO - O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, afirmou nesta segunda-feira, 19, que a pré-candidatura do tucano José Serra à Prefeitura de São Paulo será muito difícil. Apesar de considerar a liderança histórica do ex-governador, Rabelo avalia que Serra é um líder em declínio e que sua entrada na disputa é fruto do "desespero dos tucanos" que temem perder a Prefeitura e, num futuro próximo, a administração do próprio Estado, governado pela sigla há quase 20 anos. "Serra chegou ao fim da linha. É uma liderança em declínio", disse Rabelo, em entrevista exclusiva.
O dirigente do PCdoB aposta que, à medida que o eleitorado tome conhecimento dos candidatos das outras legendas, como Netinho de Paula (PCdoB), Fernando Haddad (PT), e Gabriel Chalita (PMDB), que representam uma renovação neste cenário, a rejeição a Serra virá à tona. Rabelo diz que, apesar de liderar as pesquisas de intenção de voto, a renúncia do tucano à Prefeitura em 2006 será lembrada. "O povo vai dizer: ''esse cara novamente aqui?'' Mas ele não deixou a Prefeitura sem terminar o mandato? Então, creio que o Serra já entrará na disputa como um corpo estranho e sua campanha será muito difícil", previu.

Cuba reafirma: O sistema socialista é intocável

Na principal conferência do 17º Encontro Nacional de Solidariedade a Cuba, realizada neste mês de março em Oaxaca, México, o intelectual cubano Fernando Martínez Heredia falou sobre a situação atual de Cuba e suas perspectivas, e explicou as mudanças que estão sendo realizadas na ilha caribenha, ressaltando a vigência dos princípios da Revolução e seus objetivos socialistas. Leia a íntegra.

Antes de tudo, quero expressar meu agradecimento aos organizadores que tanto trabalharam para que se tornasse realidade este belo 17º Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba e aos habitantes de Oaxaca que tanto contribuíram para isso. Quero saudar as mexicanas e os mexicanos que vieram de tantos lugares do país, meus compatriotas da Embaixada e do Instituto Cubano de Amizade com os Povos. E saudar a presença do companheiro embaixador de Cuba, Manuel Aguilera de la Paz, das autoridades e das personalidades sociais e políticas que aqui se reuniram. O Encontro constitui mais um passo à frente da solidariedade entre os povos, qualidade humana que cresce, e que é um anúncio do porvir que a humanidade terá que conquistar.

Chacina de moradores de rua; 165 mortos

Por Altamiro Borges
O Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores (CNDDH) divulgou nesta quinta-feira (15) números chocantes sobre a barbárie que impera no país, alimentada pelo preconceito e pelo ódio elitista. De abril de 2011 até a semana passada, 165 moradores de rua foram friamente assassinados – o que representa uma morte a cada dois dias.

Segundo a coordenadora do CNDDH, Karina Vieira Alves, em 113 destes casos as investigações policiais não avançaram e ninguém foi identificado ou punido pelos homicídios. O órgão também registrou outras 35 tentativas de assassinatos, além de vários casos de lesão corporal. Karina alerta que estes números não traduzem a real violência, já que muitos crimes sequer são notificados.

domingo, 18 de março de 2012

VÍDEO: O caos no metrô de São Paulo


Brasil acoberta crimes da ditadura

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:
Vem aumentando a pressão internacional para que o Brasil investigue e puna os crimes da ditadura militar. A Organização das Nações Unidas (ONU), ao lado da Anistia Internacional e do Tribunal Penal Internacional, pressionam o país para que puna militares que sequestraram, torturaram e assassinaram entre 1964 e 1985.



Na última quinta-feira, a Anistia Internacional denunciou que “O Brasil continua atrasado em comparação aos demais países da região em sua resposta às graves violações de direitos humanos cometidas no período militar”, o que constitui um eco do clima internacional em relação ao acobertamento institucional daqueles crimes.

sábado, 17 de março de 2012

Chávez retorna e chama o povo a manifestação na porta do palácio

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, já se encontra no Palácio Miraflores, sede do Executivo nacional, depois de ter feito durante 21 dias um intenso tratamento médico em Habana, Cuba. Ele desembarcou no aeroporto de Maiquetia na noite da sexta-feira (16), acompanhado por sua mãe e filhas.

Chávez saudou o país, em rede de rádio e televisão, e convidou o povo a comparecer diante do palácio presidencial, onde, do “Balcão do Povo”, neste sábado, fará um pronunciamento sobre a linha política da campanha eleitoral de 7 de outubro deste ano.

“Estarei lá ao meio dia, convido a todos, disse Chávez. Conversaremos e faremos uma análise e lançando, como é meu dever, orientações políticas gerais da grande estratégia (…) rumo à Campanha de Carabobo”, como designa a campanha eleitoral deste ano.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Comunistas lançam manifesto pelos 90 anos do PCdoB

Por ocasião do transcurso do 90º aniversário da fundação do Partido Comunista do Brasil, a Comissão Política Nacional do PCdoB lançou um manifesto aos trabalhadores e todo o povo brasileiro celebrando o acontecimento histórico e apontando as perspectivas da luta dos comunistas pelo socialismo no Brasil. Leia a íntegra:

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB – completa 90 anos em 25 de março de 2012. É a organização política de vida mais longa de toda a história do país, ligada aos anseios dos trabalhadores pelo ideal socialista. Sua visão projeta o Brasil como uma grande Nação, amante da paz e da solidariedade entre os povos, avessa à guerra e às imposições imperialistas.

Dilma acena com regressões sociais

Por Paulo Kliass, no sítio Carta Maior:
Ao que tudo indica, depois do anúncio oficial do pífio desempenho da economia brasileira em 2011, a luz amarela acendeu no gabinete da Presidenta Dilma. Afinal, para quem passou o ano todo recebendo informações de seus auxiliares a respeito de números próximos a 4%, o crescimento de apenas 2,7% no PIB não deve ter agradado mesmo.

Os desafios do governo Dilma

Por Davidson Magalhães*
O primeiro ano do governo Dilma ficou marcado pela afirmação da presidenta. Vencendo as desconfianças de alguns setores e contrariando a expectativa da oposição, em 2011 o governo encerrou, com a ampla aprovação da opinião pública, conseguindo inclusive superar os melhores índices alcançados pelo presidente Lula. No campo político, a oposição desnorteada viu surgir o PSD, do prefeito Kassab, que estendeu à adesão de líderes antes abrigados nas siglas oposicionistas, ao governo no âmbito federal e nos estados. Abriu-se, inclusive, uma perspectiva de isolamento dos tucanos em São Paulo. O crescimento econômico mesmo baixo contrastava com uma Europa em crise, EUA em marcha lenta e um Japão estagnado. Ultrapassamos o PIB da economia do Reino Unido passando a ser a 6ª economia do planeta. Estávamos nadando de braçada. O mundo em crise e nós em um céu de brigadeiro.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Oposição divulga carta aberta para a torcida do Bahia


A Associação Bahia Livre (ABL) e o Movimento Unidade Tricolor (MUT), que representam uma parcela dos grupos organizados da oposição à atual diretoria do Bahia, divulgaram nessa quarta, 14, uma carta aberta à torcida do Esquadrão onde comentam a decisão da justiça de anular as eleições para a diretoria do clube (que reconduziram Marcelo Guimarães Filho à presidência do Bahia e foram marcadas por graves denúncias de irregularidades) e voltam a cobrar eleições diretas.
“Salvador, 14 de março de 2012
Carta Aberta à Torcida do Bahia
A intervenção decretada no Esporte Clube Bahia é resultado da nossa luta, há mais de uma década, por democracia, transparência e honestidade na condução do clube.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Major Curió será o primeiro torturador processado no Brasil

O Ministério Público Federal deve ajuizar nesta quarta-feira (14) uma ação contra o coronel da reserva do Exército Sebastião Curió Rodrigues de Moura, conhecido como Major Curió, pelo sequestro de cinco combatentes da Guerrilha do Araguaia (1972-1975).

A edição da Lei da Anistia, em 1979, impede o julgamento e a condenação dos militares que participaram de torturas, perseguições e mortes durante a ditadura (1964-1985). A lei foi questionada em 2010 no Supremo Tribunal Federal, que reafirmou a sua validade.

Está será a primeira denúncia criminal apresentada contra um oficial do Exército. Curió será acusado pelo crime de sequestro – um crime permanente. Como até hoje não se sabe o paradeiro das vítimas, o crime continua acontecendo até que sejam encontrados os restos mortais.

O Ministério Público Federal argumenta que o crime não foi contemplado pela Lei da Anistia – que abrange atos cometidos até 15 de agosto de 1979. O julgamento do STF sobre a lei não poderia ser aplicado ao caso.

Há 129 anos, Marx está mais próximo que nunca

Em 14 de março de 1883 faleceu Karl Marx, filósofo e economista alemão, cuja obra e influência transcendem até hoje, como previu ante sua tumba Friedrich Engels, fiel amigo e co-fundador do socialismo e do comunismo científicos.

Vítima há meses de uma doença pulmonar, sua morte ocorreu em Londres, serenamente como se estivesse dormindo, e foi enterrado em 17 de março junto a sua esposa Jenny, falecida de câncer em 2 de dezembro de 1881.

Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Tréveris (cidade da Prússia renana); estudou nas universidades de Bonn e Berlin, Direito, História e Filosofia; escreveu em vários meios de imprensa, e submeteu sua análise e crítica às ideias filosóficas, econômicas e políticas precedentes.

terça-feira, 13 de março de 2012

Ney Campello defende candidatura de Haroldo Lima para vereador



Na onda do discurso de “requalificação da Câmara Municipal de Salvador”, com a candidatura do ex-governador Waldir Pires, secretário estadual para Assuntos da Copa, Ney Campello (PCdoB), tenta convencer o seu correligionário e ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, a concorrer a uma das 43 cadeiras de vereador nas eleições deste ano. Em contato com o Bahia Notícias, o titular da Secopa argumentou que Pires e Lima se diferenciam na política atual por terem dedicado as suas vidas à luta pelos ideais. “A entrada de Haroldo Lima na Câmara qualifica o debate sobre a crise do Município e valoriza o papel do legislador. Ele é um patrimônio moral e histórico da cidade do Salvador”, definiu o secretário.

Protógenes, o deputado de duas CPIs

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:
Quando o conheci, ele era apenas o “Dr. Queiroz”: delegado da PF, com fama de incorruptível e incontrolável. Sempre teve boas relações com jornalistas. Foi responsável pelas investigações contra Paulo Maluf e contra o chinês Law (preso por contrabando). Mais tarde, ficaria conhecido como o “Delegado Protógenes” – o homem que peitou (e pediu a prisão de) Daniel Dantas.

Hoje, Protógenes Queiroz é o “Deputado Protógenes”. Eleito pelo PCdoB, conseguiu um prodígio: em primeiro mandato, é autor de dois pedidos de CPI na Câmara: um para investigar a “Privataria Tucana” (a partir das denúncias contidas no livro de Amaury Ribeiro Jr.), outra sobre o caso Carlinhos Cachoeira/Demostenes Torres.

A queda do cartola Ricardo Teixeira

Por Altamiro Borges
Depois de muita agonia, finalmente os torcedores podem comemorar: na manhã de hoje (12), o cartola Ricardo Teixeira anunciou a sua renúncia à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ao Comitê Organizador da Copa-2014 (COL). A sua queda já era esperada há tempo, mas ele adiou a saída para preparar, nos bastidores, uma transição menos traumática. Quem o substitui na CBF é o seu fiel aliado José Maria Marin, o ex-governador malufista de São Paulo.

segunda-feira, 12 de março de 2012

OAB apoia ações para rever Lei da Anistia e punir crimes da ditadura

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, afirmou hoje (12) que vê com simpatia as ações que procuradores federais estão prestes a propor contra agentes do Estado acusados de crimes de sequestro e ocultação de cadáver durante a ditadura militar, mas entende que a iniciativa dos procuradores só terá sucesso se o Supremo Tribunal Federal reconsiderar sua decisão na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 153 - por meio da qual a OAB buscou do STF a declaração de que a Lei da Anistia não se aplicaria aos torturadores, pois crimes de tortura não seriam "crimes políticos e conexos", mas crimes comuns. "A Ordem defende a posição dos procuradores, mas só há uma hipótese dessas ações atingirem seu objetivo: o STF reconsiderar sua decisão e voltar atrás no que definiu com relação à Lei da Anistia", afirmou.

A maior ameça aos direitos trabalhistas

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:
Está em andamento, de forma quase silenciosa, o maior ataque aos direitos trabalhistas no Brasil desde que foi promulgada a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, em 1943.

A avaliação é da diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ana Tércia Sanches. Trata-se do projeto de lei 4330, de autoria do deputado Sandro Mabel, do PMDB-GO, que regulamenta a terceirização em quase todos os setores da economia brasileira.

É o que os sindicalistas chamam de reforma trabalhista às avessas.

“Desde os anos 90 é vontade das elites, dos empresários promover uma reforma não para ampliar, mas para retirar direitos”, diz Ana Tércia.

A esquerda no governo: alternativa ou reciclagem?

O livro “A esquerda latino-americana no governo: alternativa ou reciclagem?” Ocean Sul, 2012), do cientista político cubano Roberto Regalado, foi lançado na Casa da Alba Cultural, em Havana, na última quarta-feira (7), com uma palestra de Osvaldo Martínez, diretor do Centro de Pesquisas da Economia Mundial; Gilberto Valdés, coordenador do Grupo Galfisa do Instituto de Filosofia, e o próprio autor.

Transcorridos treze anos desde a primeira eleição de Hugo Chávez à presidência da Venezuela e com mais de uma dezena de governos na América Central e América do Sul considerados de esquerda ou progressistas, já não basta falar de «novos» movimentos sociais e da “busca” de alternativas de esquerda.

domingo, 11 de março de 2012

VÍDEO: Zé de Abreu denuncia: José Serra não cumpriu mandato nem de presidente da UNE!


Emir Sader: O Discurso da Direita

A direita brasileira tem no seu DNA o golpe de 1964 e a ditadura militar. No momento mais decisivo da história brasileira até aqui, quando se jogava o futuro do país, no choque entre democracia e ditadura, a direita – em todas as suas vertentes, partidárias, intelectuais, midiáticas, empresariais, religiosas – ficou com a ditadura.

A boa pergunta a cada homem público, a cada instituição, a cada força política, a cada jornalista, a cada intelectual, a cada brasileiro, a cada cidadão, é saber onde estava naquele momento crucial: defendendo a democracia ou apoiando o golpe e a ditadura militar?

A atualidade de Marx

Relendo Rumo à Estação Finlândia, o famoso livro de Edmund Wilson que, em linhas gerais e acompanhando cronologicamente a trajetória de algumas personagens históricas, traça o histórico dos movimentos comunistas no mundo entre os séculos 18 e 20. Releitura que, aliás, recomendo vivamente para todos, e principalmente aqueles (que já são legião) que estão perdendo o sentido de “histórico”, de “humano” e, sobretudo, a combinação de ambos, quer dizer, que sejamos a “Humanidade vivendo na História”.

Segundo Wilson, o mais importante que Marx, Engels e seus contemporâneos extraíram da filosofia de Hegel foi o conceito de “transformação histórica”: para este, as grandes figuras revolucionárias da História não eram apenas indivíduos extraordinários, mas agentes através dos quais as forças das sociedade em que eles se inseriam realizavam seus propósitos inconscientes.

sábado, 10 de março de 2012

A resposta da Comissão da Verdade

Por Marcelo Semer, no blog Sem Juízo:

Militares reformados causaram alvoroço na semana que passou ao lançar manifesto em que afrontam a presidenta Dilma Rousseff. 

Ressentidos e receosos, reagem a declarações de ministras pelo estabelecimento da Comissão da Verdade e o esclarecimento dos abusos e violências dos anos de ditadura.

Mais do que a indignação dos democratas ou as punições das chefias, o que a farda aposentada merece, neste episódio, é, sobretudo, o desprezo.