quarta-feira, 21 de março de 2012

Alice Portugal: militância será diferencial da campanha do PCdoB

A pré-candidatura da deputada federal do PCdoB, Alice Portugal, à Prefeitura de Salvador propõe um diálogo com toda a cidade em relação aos problemas e atuais carências da capital baiana. Para a comunista, essa é uma das marcas que diferenciam sua pré-candidatura das demais já apresentadas no cenário eleitoral no município.


Por Mariana Viel

Em entrevista ao Vermelho, Alice comentou a recente declaração de apoio do prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ao deputado federal e pré-candidato do PT, Nelson Pellegrino. “Obviamente isso faz parte do processo democrático. Vamos construir um debate republicano. Eles [PSD] têm o vice-governador do estado, Otto Alencar, que aqui vem prestando um serviço ao projeto do governador Jaques Wagner”.


Kassab — que em São Paulo declara afinidade ao modelo político tucano e fidelidade ao pré-candidato José Serra — disse que a aliança com PT na Bahia é “natural”.

Para o presidente do PCdoB na Bahia, o deputado federal Daniel Almeida, a aliança entre PT e PSD não é novidade no estado. “No caso da Bahia não é novidade essa relação do PSD com o PT. Isso também revela a diversidade de posições que o PT afirma em cada canto — o que vale para São Paulo, não vale para a Bahia. Esse apoio já era esperado em função da aliança que existe no estado”.

Daniel Almeida explica que o cenário eleitoral em Salvador será de múltiplas candidaturas no primeiro turno. Ele diz que o PCdoB tem buscado alianças dentro do campo do governador Jaques Wagner e da presidente Dilma Rousseff. “Estamos na pré-campanha de Alice buscando aliados e inclusive dialogando com o PMDB”. Segundo ele, a unidade em torno do projeto para a capital se dará no segundo turno. 

“Não contamos com o apoio do PT e nem retiraremos a pré-candidatura da Alice. Nosso cenário é de múltiplas candidaturas e unidade no segundo turno. O PT tem muito esse hábito de que os outros têm sempre que o apoiar. Ele sempre olha para o PCdoB como um partido que tem a obrigação de apoiá-lo. Dessa vez não teremos nenhuma vacilação em relação à manutenção de nossa candidatura”, afirmou o dirigente.

Resignificar a cidade

Alice defende a construção de um projeto para Salvador que dê independência à cidade. “No período do autoritarismo, Salvador foi sempre uma cidade dependente do estado. Precisamos garantir que a municipalidade tenha voz. Essa é a nossa expectativa e é o que nos diferencia do candidato do PT. Sou aliada do governador Jaques Wagner. O PCdoB é aliado de primeira hora, com fidelidade e participa do governo, mas queremos uma cidade que tenha o seu perfil”.

Segundo a deputada federal, a construção do projeto do PCdoB para Salvador passa pela necessidade de “resignificar a cidade”. “Queremos resignificar a cidade, fazê-la encantar os soteropolitanos, os baianos e os brasileiros novamente. A principal atração política de Salvador é a nossa gente, a nossa cultura, o nosso jeito — tudo isso está lamentavelmente encolhido diante do caos urbano. Vamos trabalhar agora para que Salvador possa ter um novo tempo”. Ela ressalta ainda que o programa de governo — atualmente em construção — deverá discutir problemas fundamentais como moradia, pacto civilizatório no trânsito e mobilidade urbana. 

Alice diz que sua pré-candidatura foi recebida com uma ‘expectativa surpreendente’. “Inclusive nas pesquisas — que ainda são preliminares e em geral não registradas — aparecemos em uma situação bastante interessante. Temos na Bahia uma seção do PCdoB altamente motivada, mobilizada e que elegeu dois deputados federais, três deputados estaduais, temos 18 prefeitos no estado. Precisamos mostrar a fisionomia do nosso Partido em Salvador”.

Alianças

Para concretizar a construção de alianças nas eleições municipais, o PCdoB criou e coordena um fórum de partidos em Salvador. “Com o governo federal e estadual em mãos, o PT é um polo de atração. Mas surpreendentemente não tem conseguido exercitar isso. Estamos em conversações com o PV, o PPS e com o PMDB — que pode ser um grande aliado para sem dúvidas colocar todas as forças da base do governo participando desse processo”.

Alice — que participou do movimento estudantil e ocupou posições de destaque nacional no movimento sindical— diz que a mobilização de massa será outro grande diferencial de sua campanha. “Posso garantir que será uma campanha que com certeza terá algo que no Brasil outras campanhas já não têm: militância. Militância voluntária, apaixonada, determinada. Esse é o nosso grande capital e será com ele que iremos enfrentar as forças do atraso”.

“Vamos fazer um convite a Salvador, para que a gente se reapaixone e sem dúvidas os brasileiros vão sentir essas mudanças logo que elas comecem a acontecer. Temos um forte sentimento de brasilidade e de construção multi-racial e multi-cultural. Isso nos dá uma responsabilidade enorme de fazer com que essa cidade volte a uma posição de dignidade urbana e se coloque, não somente entre as mais bonitas, mas aquelas que promovem a igualdade social e o direito coletivo como elemento fundamental”. 



Fonte: Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões aqui expressas não necessariamente refletem a posição deste Blog, sendo de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há moderação de caráter ideológico: a ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade.