domingo, 15 de janeiro de 2012

PT racha em Juazeiro e Polícia é chamada para acalmar os ânimos

Não acabou bem a reunião do Diretório Municipal do PT de Juazeiro (BA), realizada nesse sábado (14). No encontro, os petistas iriam decidir sobre o rompimento com a administração do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB).

Os defensores da saída dos petistas da administração municipal defendem que o Partido deve ter candidato próprio nas eleições de 2012. Por outro lado, dirigentes argumentavam que os interesses partidários não devem ser colocados acima dos interesses do município, e que o PT deveria continuar a marchar ao lado de seu aliado histórico, o PCdoB, e fortalecer o campo democrático e popular na cidade.

Sem chegar a um acordo, as diversas facções petistas protagonizaram uma série de troca de acusações e a Polícia Militar teve que ser chamada para evitar que a reunião terminasse em pancadaria generalizada. De acordo com a presidente municipal do PT, Josimeire Pinheiro, defensora do rompimento, a maioria dos dirigentes votou a favor da saída. No entanto, membros do Diretório contestam a votação e a decisão pode parar nas mãos do Diretório Estadual do PT.

Entretanto, esse episódio desgasta ainda mais a relação entre PT e PCdoB no estado da Bahia.

Teló, BBB e os conceitos sobre cultura

Por Sylvio Micelli
Os assuntos mais discutidos na primeira semana de 2012, ao menos nas redes sociais (que hoje pautam muita coisa), versam sobre a capa da revista semanal Época com o cantor (?) Michel Teló e sobre o início de mais uma edição do Big Brother Brasil transmitido pela Rede Globo de Televisão. Por sinal, apenas para constar, Época e Globo pertencem à mesma organização.

Leci Brandão pede punição a PM que agrediu estudante na USP

Em nota, a deputada estadual do PCdoB diz que ação de PM que agrediu estudante negro na sede do Diretório Central de Estudantes da USP foi determinada por racismo.


Na segunda-feira, dia 9 de janeiro de 2012, o campus da Universidade de São Paulo, no Butantã, voltou a ser palco de uma ação policial truculenta. Desta vez o alvo foi o estudante Nicolas Menezes Barreto, aluno do curso de Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, na USP-Leste.

VÍDEO: Armandinho une guitarra e atabaques em Hino ao Senhor do Bonfim

Europa: Comunistas reagem à crise com luta contra pactos de agressão

Partidos comunistas europeus reagem com firmeza ao agravamento da crise econômica e social na chamada zona do euro, denunciam as medidas adotadas pelos governos e propõem a luta política e social dos trabalhadores e do povo para criar uma alternativa.