quarta-feira, 25 de abril de 2012

Alice defende greve dos professores, critica judicialização do movimento e cobra o cumprimento do acordo

A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) registrou na tribuna da Câmara dos Deputados a greve dos professores da rede pública da Bahia decidida em assembléia da categoria realizada na manhã do dia 11 de abril. Os professores decidiram entrar em greve por tempo indeterminado em protesto ao não cumprimento do acordo de reajuste de 22.22% no piso salarial nacional do magistério.

Alice Portugal, que é uma das criadoras do Piso Salarial Nacional dos Profissionais da Educação, salientou sua posição em defesa do cumprimento da lei por parte de todos os governos estaduais e municipais. "O Piso é lei e resta aos governos estaduais e municipais cumprir a lei, nem que para isso tenham de buscar auxílio financeiro junto ao governo federal", observou a deputada.

Socialismo, esperanças e convicções renovadas

Editorial do Portal Vermelho
“O socialismo científico é a melhor via para a redenção dos povos, o nosso objetivo estratégico ao tomar o poder”. A frase, pronunciada no melhor estilo da retórica bolivariana pelo deputado socialista venezuelano Henrys Mogollón, do Partido Socialista Unido da Venezuela, recebida com grande entusiasmo pelos militantes e quadros do PCdoB que a escutaram na manhã do último sábado (21), sintetiza de maneira brilhante o sentido da luta levada a efeito pelo partido brasileiro que acaba de completar 90 anos e realizou um seminário nos últimos dias 20 e 21 de abril exatamente para sistematizar as lições desse passado histórico e projetar a perspectiva.

O fato de a afirmação ter sido feita por um representante de um partido com caráter socialista, revolucionário, anti-imperialista, que se encontra no poder em um dos principais países do continente latino-americano, durante um evento de um partido comunista, é carregado de simbolismo para o conjunto da esquerda brasileira e latino-americana.

Chávez amplia vantagem na Venezuela

Por William Maia, no sítio Opera Mundi:
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ampliou a vantagem sobre o principal rival na disputa eleitoral de outubro. De acordo com a última pesquisa, se a votação fosse hoje, Chávez conquistaria o terceiro mandato com 53% dos votos, contra 34% do ex-prefeito de Caracas, Henrique Capriles.


A manutenção da vantagem, que chega a 19 pontos percentuais, ocorre em meio ao tratamento a que o presidente é submetido para combater um câncer na região pélvica. Há nove dias o presidente venezuelano está em Cuba passando por sessões de radioterapia, sem dar notícias sobre o seu estado de saúde.

Nesta segunda-feira (23/04), o governo teve que negar novamente rumores de que Chávez teria morrido. O Twitter foi a única via de comunicação que o presidente usou durante esta última semana sem que tenha telefonado para o canal do Estado ou durante atos governamentais, como fez em viagens anteriores para Cuba.

O difícil encontro com as feridas da guerra – Damasco, Síria

Por André Tokarski, no blog Juventude na Rede:
Domingo é o primeiro dia de trabalho na semana para os sírios. O final de semana começa na sexta-feira, como prega a tradição muçulmana (maioria na população síria), mas o hábito também foi incorporado pelos católicos e cristãos ortodoxos.

Foi no domingo também que iniciamos o primeiro dia de visitas e agendas de trabalho na Síria da delegação composta por organizações filiadas ao Conselho Mundial da Paz e à Federação Mundial das Juventudes Democráticas.