sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2011: Ofensiva imperialista, crise capitalista e lutas dos povos

O ano de 2011 termina com a situação internacional marcada por insanáveis contradições econômicas e políticas. Os aspectos mais salientes e indissociáveis são o aprofundamento da crise multidimensional do capitalismo e a intensificação da ofensiva militarista e belicista do imperialismo norte-americano e seus aliados da União Europeia. A guerra contra a Líbia foi, durante o ano que se encerra, a mais brutal manifestação dessa ofensiva.

El País se vê obrigado a reconhecer que blogueira cubana Yoani Sánchez mentiu

Um tweet recente de Yoani Sánchez comoveu o mundo: "A empresa hoteleira NH sabe que o hotel Parque Central que administra em Havana discrimina os moradores locais no acesso à Internet" 


Por Ernesto Pérez Castillo, em CubaDebate


A reação da NH foi imediata: isso não era mais que um embuste daqueles que a blogueira inventa, pois, a princípio, a rede hoteleira não dispõe de qualquer hotel em Havana, nem em toda a ilha de Cuba, nem em qualquer outra parte do arquipélago cubano.

O oportunismo da blogueira cubana Yoani Sánchez


A multipremiada blogueira Yoani Sánchez acrescentou novas pérolas ao ciberbestiário, conforme o apresentado em sua antológica entrevista ao historiador francês Salim Lamrani*.

Por Iroel Sánchez, no blog La Pupila Insomne


Em diálogo com o jornal porto-riquenho El Nuevo Dia, a senhora Sánchez investe contra o povo cubano, a quem atribui o comportamento daqueles que, como ela, só pensam com o bolso:

Eu apoio Eliana Calmon: o movimento cresce

“Ao contrário do Supremo Tribunal Federal e das principais associações de magistrados - Ajufe, AMB e Anamatra -, que tentam desqualificar o CNJ e o trabalho da ministra Eliana Calmon, a sociedade reconhece a importância tanto do Conselho como da Corregedoria Nacional de Justiça”, como bem declarou uma leitora do Vermelho.

As manifestações de apoio aumentam a cada dia, principalmente nos blogs e nas redes sociais como Facebook e Twitter, que criou uma hashtag #EuApoioElianaCalmon

Há também um vídeo circulando no Youtube: 


Barcelona: um exemplo dentro e fora de campo

Do Blog da Revolução Tricolor


Em tempo de verdadeira adoração ao bom futebol praticado pelo Barcelona, e com toda a justiça, diga-se, resolvemos mostrar que o maior Clube do mundo, não é um exemplo só pelos belos gols e maravilhosas jogadas, mas também pela forma como trata seus torcedores e o forte incentivo para que as pessoas se associem.

Venezuela e os novos desafios



Por Beto Almeida

A semana que antecedeu o Natal em Caracas, permitiu observar aspectos importantes da cena política e social venezuelana, bem como compreender a dimensão dos desafios que a Revolução Bolivariana tem pela frente para seguir aprofundando um conjunto de medidas de sentido socialista.

Pois foi no período natalino, quando mais se pronuncia - e em grande parte em vão - a palavra solidariedade, que a Revolução Bolivariana se destaca por renovar a ajuda que, há oito anos, é destinada a comunidades pobres dos EUA, por intermédio da empresa estatal Citgo, subsidiária da PDVSA, a Petrobrás venezuelana. A cada inverno no hemisfério norte, que costuma ser rigoroso e causar mortes entre as famílias mais pobres, o governo Chávez doa um estoque de combustíveis para milhares cidadãos carentes de várias cidades dos EUA usarem em seu aquecimento doméstico.

Com novas regras, é anunciada a tabela de jogos do Campeonato Baiano 2012

Finalmente a Federação Baiana de Futebol (FBF) decidiu mudar o regulamento do campeonato estadual, tornando-o mais simples e mais organizado. Na primeira fase, os doze clubes que compõem a primeira divisão jogam entre si, em turno e returno. Os quatro primeiros classificam-se para a fase seguinte, as semi-finais, onde o primeiro colocado enfrenta o quarto e o segundo enfrenta o terceiro, em jogos de ida e volta. Os vitoriosos se enfrentam nas finais.

Até o ano passado o Campeonato Baiano era disputado da seguinte forma: os doze clubes da primeira divisão eram divididos em dois grupos de seis, que jogavam um contra o outro (times do Grupo A contra times do Grupo B e vice-versa), depois, os quatro primeiros de cada grupo eram classificados para a fase seguinte, onde novamente jogavam em turno e returno, mas dessa vez com os membros do mesmo grupo (times do Grupo A contra os times do Grupo A), e os dois primeiros eram classificados para as semi-finais e, em seguida, as finais. Já os dois últimos colocados dos grupos lá na primeira fase protagonizavam um "espetáculo" a parte, disputando entre eles para ver quais iriam descer para a segunda divisão. Confuso, não?

Último ditador argentino condenado a mais 15 anos de prisão

Reynaldo Bignone, último presidente da ditadura argentina, foi condenado a mais 15 anos de prisão. No ano passado, a Justiça já havia condenado Bignone a 25 anos de prisão pelos crimes cometidos em Campo de Maio, onde foi comandante. Em 14 de abril deste ano, Bignone recebeu prisão perpétua. Agora, sofreu nova condenação por ações praticadas no Hospital Posada, onde funcionava o centro clandestino de detença e tortura, "El Chalet".