quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Movimento "Desocupa" irá às ruas no carnaval de Salvador

Indignados contra a situação em que se encontra a capital baiana e terceira maior cidade do país, milhares de soteropolitanos prometem organizar um verdadeiro bloco popular, auto-intitulado "pipoca indignada", durante o carnaval de Salvador, dando continuidade a uma série de manifestações que nas últimas semanas tomou conta da cidade, expressando o descontentamento popular com a gestão do prefeito João Henrique (PP).

A concentração será nessa quinta-feira, 16/02, às 15h no Farol da Barra e seguirá em direção à Ondina, no mesmo percurso que o circuito do carnaval.

Além de protestar contra o PDDU e a LOUOS, projetos aprovados na Câmara com uma série de ilegalidades e que servem apenas aos interesses do capital especulativo, os manifestantes também irão pedir a saída do prefeito João Henrique e protestar contra a elitização do carnaval de Salvador, cada dia mais excludente.

Conselhos de Comunicação: onde está a inconstitucionalidade?

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

"A pergunta diz respeito à democratização dos instrumentos de comunicação. Evidentemente, nesse setor, prevalece, com maior intensidade ainda, o espírito autoritário. Sabemos que as concessões de rádio e de televisão são distribuídas por critérios exclusivamente políticos, partidários e até personalistas. A primeira ideia que me ocorre, sem entrar no exame detalhado da matéria, através da consulta feita às entidades de classe nela interessadas, parece ser a criação de um Conselho Nacional de Comunicações que tenha participação direta não apenas na decisão da concessão de rádio e de televisão, mas, sobretudo, na fiscalização do seu funcionamento". (Tancredo Neves em sua primeira entrevista coletiva à imprensa como presidente da República eleito pelo Colégio Eleitoral, 17 de janeiro de 1985).

UNE pressiona por aprovação do Estatuto da Juventude

O Estatuto da Juventude (PLC 98/11) estará, nesta quarta-feira (15), novamente na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal brasileiro. A discussão e a votação do item deveriam ter ocorrido na última quarta-feira (8), mas foram adiadas para esta semana. Movimentos de estudantes prometem pressionar os senadores para aprovar o Estatuto.

Para chamar a atenção da sociedade e pressionar os parlamentares, a União Nacional dos Estudantes (UNE) convoca para esta quarta-feira, às 13h, uma grande “guerrilha virtual”. O objetivo é claro: mobilizar e pressionar os senadores a aprovarem imediatamente o Estatuto da Juventude.