terça-feira, 17 de abril de 2012

Aldo Rebelo quer democratizar gestão do futebol

O governo federal não anda satisfeito com a maneira como o futebol brasileiro - e o esporte, de modo geral - tem sido administrado no País. E promete agir. A ideia é montar um grupo que reuniria ex-dirigentes e personalidades ligadas ao esporte para elaborar um novo conjunto de normas e diretrizes que regulamentaria a gestão de clubes, federações estaduais e até mesmo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Tudo sob a batuta do Ministério do Esporte.

Um dos aspectos que mais têm incomodado o governo é a perpetuação de cartolas no comando destas entidades. Períodos de 10, 15, 20 anos de uma pessoa na mesma cadeira são considerados abusivos. "Se até para a presidência da República existe um limite de reeleição, por que clubes e federações não teriam este tipo de limitação?", questiona o ministro do Esporte e um dos principais entusiastas da proposta, Aldo Rebelo (PCdoB), em visita realizada ontem ao Estado.

Alice se destaca em debate com pré-candidatos à Prefeitura

Por Caio Botelho
A deputada federal e pré-candidata do PCdoB à Prefeitura de Salvador, Alice Portugal, participou na última sexta-feira (13) de um debate promovido pelo Movimento Vozes de Salvador, no auditório do Ministério Público da Bahia. Trata-se de uma das primeiras iniciativas do gênero que, além da pré-candidata comunista, também reuniu os prefeituráveis Hamilton Assis (PSOL), Nelson Pellegrino (PT) e Virgílio Pacheco (PV), além do ex-governador e pré-candidato à Câmara dos Vereadores, Waldir Pires.

No debate, foram apresentadas uma série de propostas, discutidas pelos integrantes do Movimento Vozes de Salvador, para diversas áreas, como saúde pública, educação, planejamento urbano, combate à pobreza, entre outras. Em seguida, cada pré-candidato teve o tempo de 15 minutos para apresentar as suas ideias para a cidade.

Primeira a fazer uso da palavra, Alice Portugal destacou a importância do debate e elogiou a iniciativa dos organizadores. Ao longo de sua intervenção, chegou a arrancar risos da plateia ao reafirmar que a sua pré-candidatura representa o novo para a cidade: “Aqui na mesa, eu e Virgílio [Pacheco, pré-candidato do PV] somos calouros nesse intento, mas outros já fizeram a matéria e estão repetindo”, afirmou, em uma referência ao petista Nelson Pellegrino, que pela quarta vez postula o cargo de prefeito. “Mas são bons alunos também, porque são parceiros da democracia na busca pela transformação do nosso país e do nosso estado”, arrematou.