quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Wagner: "Não admitirei que a segurança da população baiana seja colocada em risco"

“Não admitirei que a segurança da população baiana seja colocada em risco por um pequeno grupo de pessoas, ainda mais porque estas desconsideraram a decisão judicial que considerou a greve ilegal”, afirmou o governador Jaques Wagner sobre o movimento de uma parte dos policiais militares baianos que paralisou as atividades. O pronunciamento foi feito nesta quinta, 02, após a volta do governador à Salvador, da viagem que fez acompanhando a presidente Dilma Rousseff à Cuba e ao Haiti.
No comunicado, o governador disse, ainda, que “neste momento, o diálogo e o bom senso são as melhores formas de superar o impasse. Porém, na defesa dos interesses maiores da população baiana, continuarei usando medidas enérgicas, caso isso se faça necessário”.

Eduardo Guimarães: Brasil precisa de um Hugo Chávez

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania
Para quem se envolveu emocionalmente com o martírio de milhares de famílias atacadas violentamente pelo Estado brasileiro foi duro ser esbofeteado daquele jeito pela Globo e por seu despachante Geraldo Alckmin ontem (1º de fevereiro) à noite.

Dando a volta por cima, ex-ministro Orlando Silva anuncia pré-candidatura à vereador em São Paulo.

O ex-ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior (PCdoB), anunciou, nesta quinta (2) que pretende disputar uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo este ano. Afastado do ministério desde outubro passado, ele concedeu entrevista ao vivo, nesta tarde, ao UOL Esporte.


"A decisão que tomei pessoalmente a partir da proposta do meu partido é me candidatar como vereador em São Paulo, cidade onde vivo há 20 anos. Tenho relação com a cidade, com os meios políticos e tive o privilegio de conhecer não só o centro, mas todas as regiões da periferia. Estou muito animado. A aprovação da candidatura será em junho, mas estou animado para ajudar a cidade”, disse Orlando Silva, filiado ao PCdoB.

Secretário de Segurança pede ajuda à Força Nacional e ao Exército

O secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Telles Barbosa, anunciou, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (2), que pediu ajuda ao governo federal para evitar o caos causado pela paralisação de parte da Polícia Militar da Bahia. Conforme o anúncio, 150 agentes da Força Nacional desembarcarão em Salvador às 22h desta quinta e outros 500 serão enviados à cidade em 48h. O titular da SSP-BA informou ainda que o governador Jaques Wagner requereu à presidente Dilma Rousseff a presença de tropas do Exército para fortalecer o efetivo em atividade. A expectativa é a de que a resposta seja nas próximas horas. Segundo Barbosa, dois terços dos PMs não aderiram à greve e continuam nas ruas, com o apoio de 200 viaturas. O secretário de Comunicação, Robinson Almeida, afirmou ao Bahia Notícias que Wagner, que chegou do Haiti nesta quinta, exigiu "o imediato restabelecimento da ordem" e coordena as atividades do seu gabinete.
Fonte: Bahia Notícias

Charge do dia:


Globo partidariza cobertura sobre visita de Dilma à Cuba

Em agosto de 2011 as Organizações Globo lançaram, com grande estardalhaço, um documento intitulado “Princípios Editoriais”, contendo as “normas e condutas que os veículos do grupo devem seguir para que seja cumprido o compromisso de oferecer jornalismo de qualidade”, conforme noticiou o G1, portal do grupo.

Quem conhece minimamente o histórico dos meios de comunicação da família Marinho – no conjunto da população brasileira, é um contingente ínfimo de pessoas – sabe que os tais “princípios” não passam de alegoria, balela, conversa pra boi dormir, (mais uma) tentativa de iludir ou enganar incautos sobre a verdeira natureza do grupo Globo: uma instituição política disfarçada de empresa de informação e entretenimento.

Indo ao que interessa, na edição do Jornal Nacional – principal produto jornalístico da Globo, que é assistido todas as noites por dezenas de milhões de pessoas em todo o Brasil – de terça-feira (31/1), foi exibida uma reportagem sobre a visita da presidente Dilma a Cuba.

2 de fevereiro: Salve, Iemanjá!

A Festa de Iemanjá do dia 2 de fevereiro é uma das mais populares do país e atrai às praias do Rio Vermelho, em Salvador, Bahia, uma multidão imensa de fiéis e admiradores. É uma comemoração religiosa e ao mesmo tempo profana, praticamente é "o grito de carnaval": a folia começa nessa data e só termina na quarta-feira de cinzas.

Iemanjá é frequentemente representada sob a forma latinizada de uma sereia, com longos cabelos soltos ao vento. Chamam-na também de Dona Janaína ou Rainha do Mar.

Unicidade fortalece o sindicalismo

Por Wagner Gomes e João Carlos Gonçalves (Juruna), no sítio da CTB:

O debate sobre a unicidade versus pluralidade sindical, e as formas de custeio desta atividade fundamental para a defesa dos interesses dos trabalhadores, foi recolocado no Congresso Nacional, com a tramitação do Projeto de Emenda Constitucional 369, formulado no âmbito do Fórum Nacional do Trabalho e enviado ao parlamento em 2005 pelo então Ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini.


Além dos aspectos políticos e jurídicos envolvidos, há também questões ideológicas - ou filosóficas, se preferir - que fundamentam as visões antagônicas. Elas dizem respeito ao papel do sindicato, sua natureza, e a natureza de suas relações com o Estado, com a categoria que representa, e com os patrões aos quais, em tese, se contrapõem.

Dilma e os direitos humanos em Cuba

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

A visita da presidente Dilma Rousseff a Cuba, embora oficialmente priorize o incremento das relações comerciais entre os dois países, traz consigo uma forte e incontornável carga simbólica, a qual a mídia trata de manipular de acordo com seus próprios interesses político-ideológicos.