terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Folha declara apoio a José Serra

Por Altamiro Borges
Nenhum dos postulantes à prefeitura da capital paulista recebeu da Folha de S.Paulo uma saudação de boas-vindas tão vibrante como o tucano Serra. Em seu editorial de hoje (27), o jornal da famiglia Frias decreta: “O retorno de José Serra (PSDB) ao páreo das pré-candidaturas para a prefeitura de São Paulo contribui para devolver certa racionalidade à política na maior cidade do país”.

A Folha andava preocupada com as divisões no bloco neoliberal-conservador. Agora, porém, ela está mais aliviada com a “viravolta paulistana” – conforme o efusivo título do editorial. Segundo o jornal, as prévias do PSDB caminham para um desfecho tranqüilo – só mesmo os “palhaços” acreditaram na sua seriedade – e o pragmático Gilberto Kassab retornou ao campo da “racionalidade”.

Uruguai assume os crimes da ditadura

O Uruguai assumiu nesta segunda-feira, 27, no Conselho dos Direitos Humanos da ONU, a responsabilidade do Estado pela repressão ocorrida em sua ditadura militar (1973-1985). “O governo uruguaio realizará um ato público de reconhecimento de sua responsabilidade pela violação dos direitos humanos ocorrida no país durante a ditadura militar”, disse Luis Almagro, ministro de Relações Exteriores, em um discurso em Genebra.

Segundo Almagro, o ato a ser realizado em 21 de março tem um valor singular para demonstrar a vontade e “a convicção com que nosso governo encara a luta contra a impunidade e o cumprimento de suas obrigações internacionais.”

Recado ao império: quase 90% dos eleitores sírios aprovam nova Constituição

Uma maioria de 89,4% dos sírios aprovou a nova Constituição, pedra angular para legitimar as reformas integrais que o governo do presidente Bashar al-Assad impulsiona.

Campanha de Chávez começa com mobilização popular

O processo de organização do comando da campanha presidencial do líder revolucionário bolivariano Hugo Chávez começou nesta sehunda-feira (27). Denominado de “”Comando de campanha Batalha de Carabobo”, o comitê é o ponto de partida para a conquista da vitória nas urnas em 7 de outubro.