quinta-feira, 26 de julho de 2012

Advogados lançarão manifesto "Por uma OAB em defesa da advocacia e da sociedade"

Com a proximidade das eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Bahia, que deverão ocorrer em novembro próximo, um grupo de advogados lançarão, no dia 15/08, às 19h no Hotel Vitória Marina, o manifesto "Por uma OAB em defesa da advocacia e da sociedade". O objetivo é traçar linhas gerais de um programa a ser apresentado para os candidatos à presidência da OAB/BA, buscando contribuir com a elevação do debate programático em torno do processo eleitoral.

O manifesto faz a defesa do exercício da advocacia, ressaltando as dificuldades encontradas pela categoria e lembrando que "o Judiciário vive uma crise estrutural", especialmente no estado da Bahia. Aponta que "defender as prerrogativas do advogado é defender a sociedade".

Também é feita uma crítica à concorrência predatória, patrocinada especialmente pelos grandes escritórios: "O Código de Ética e o Estatuto da OAB estão ameaçados pela sanha arrecadatória que não encontra limites, especialmente no que tange à exploração dos advogados mais jovens", afirma o manifesto.