quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Via Bahia – Descaso do Poder Público: omissão do Executivo e Legislativo!!!


Por Carlos Silva*

Como uma Concessionária de Serviços Públicos tarifado praticamente interdita a principal via de acesso à Metrópole?

Após ser "convidada" a prestar "esclarecimentos" perante o Senado Federal, a Via Bahia "corre" para suprir o atraso na manutenção da BR 324, que só foi iniciada por causa da “pressão” que o Senado Federal imprimiu contra ela.

A conseqüência dessa “corrida contra o atrasado” é um engarrafamento sem fim na BR 324, comprometendo o acesso dos moradores que só tem essa opção para chegar em suas residências.

Em meio a crise mundial, Brasil registra menor taxa de desemprego da história

A taxa de desocupação medida pelo IBGE caiu para 6% em 2011, a menor da série histórica iniciada em 2003. Se comparada a esse ano (12,4%), foi reduzida pela metade. O número de desempregados foi de aproximadamente 1,4 milhão, ante 1,6 milhão em 2010.

Fidel Castro: A genialidade de Chávez

O presidente Chávez apresentou ao Parlamento da Venezuela seu informe sobre a atividade realizada em 2011 e o programa a executar no ano atual. Depois de cumprir rigorosamente as formalidades que essa importante atividade demanda, falou na Assembleia às autoridades oficiais do Estado, aos parlamentares de todos os partidos e aos simpatizantes e adversários que o país reúne em seu ato mais solene.

O líder bolivariano foi amável e respeitoso com todos os presentes, como é habitual nele. Se alguém lhe solicitava o uso da palavra para algum esclarecimento, ele concedia de imediato essa possibilidade. Quando uma parlamentar, que o havia saudado amavelmente, assim como outros adversários, pediu para falar, interrompeu seu informe e lhe cedeu a palavra, em um gesto de grande estatura política. Chamou minha atenção a dureza extrema com que o presidente foi increpado com frases que puseram à prova seu cavalheirismo e sangue frio. Aquilo constituía uma inquestionável ofensa, embora não fosse a intenção da parlamentar. Só ele foi capaz de responder com serenidade ao insultuoso qualificativo de “ladrão” que ela utilizou para julgar a conduta do presidente pelas leis e medidas adotadas.

Soberania e tecnologia: caminhos para a sustentabilidade

eron bezerra no FST2012Buscar soluções que preservem a soberania dos povos da floresta e dos países latino-americanos e investir em tecnologia própria. Essas foram algumas das alternativas citadas no seminário “Desenvolvimento sustentável: modelo alternativo na América Latina”, na manhã desta quarta-feira (25), na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS), durante o Fórum Social Temático 2012.


“Dominar os recursos naturais passou a ser mais uma tática do imperialismo norte-americano de dominação hegemônica sobre os países em desenvolvimento, como o Brasil. Mudam as táticas, mas não os objetivos. Além da pressão histórica sobre a Amazônia, que detém água, calor, território e biodiversidade. Somos um alvo permanente”, pontuou Eron Bezerra, secretário estadual de Produção Rural do Amazonas, que integrou a mesa de discussão, organizada pela Fundação Maurício Grabois, Fundação Perseu Abramo e Foro de São Paulo.

VÍDEO: O Massacre do Pinheirinho: A Verdade não mora ao lado

FHC decreta o fim de Serra

Por Luis Nassif, em seu blog:

Na segunda-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso concedeu uma entrevista ao blog do The Economist. Na terça-feira a entrevista foi reproduzida pelos principais jornais.

Nela, FHC rompe com limitações emocionais, reconcilia-se com sua biografia e ajuda a salvar o que resta do PSDB: rompe politicamente com José Serra, através de um diagnóstico duro: