quarta-feira, 7 de março de 2012

Celso Amorim: "militares tem que respeitar autoridade civil"

Em resposta ao manifesto publicado no final do mês passado por militares da reserva que questionaram sua autoridade e a da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou nesta terça-feira (6) que os signatários do texto devem respeito à "autoridade civil".

Frente à questão, a presidente Dilma Rousseff prepara uma ação para fortalecer Amorim. A primeira consta da liberação de recursos para a pasta e sinais políticos que não deixem dúvidas aos militares de que ele é o interlocutor da categoria que terá acesso ao Palácio para negociar o reaparelhamento das Forças Armadas e o reajuste de salários.


Durante entrevista no Senado nesta terça-feira (6), o ministro ressaltou que “a questão importante é o respeito à autoridade civil, isso é parte da democracia. Da mesma maneira que nós respeitamos muito o profissionalismo dos militares".

A história do Dia Mundial da Mulher

Por Vito Giannotti
Quando começou a ser comemorado o Dia Internacional da Mulher? Quando começou a luta das mulheres por sua libertação? Qual é a influência do movimento socialista na luta das mulheres? E o 8 de Março, como nasceu? A data teve origem a partir do quê? Onde? Estas e outras questões mereceram uma atenção especial em 2003, quando nos jornais e na Internet apareceram repetidamente versões diferentes. Todas, no entanto, esqueceram a palavra-chave, que está na luta da mulher por sua libertação: mulher “socialista”.

Em 2003, nas vésperas do 8 de Março, o jornal cearense O Povo publicou um longo artigo de uma professora da Universidade Federal do Ceará (UFCE) que deixou muita gente assustada. O mesmo aconteceu com vários artigos que circularam pela Internet.

China rechaça interferência estrangeira na Siria

A China se opõe a todo tipo de interferência estrangeira nos assuntos internos da Síria, ao tempo que considera o diálogo como único caminho para a solução da crise, declarou Li Huaxin, enviado ministerial de Pequim a Damasco.