quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PMs deixam a Assembléia; urubus choram

Por Altamiro Borges

Sem “banho de sangue” ou cenas de violência presenciadas na desocupação do Pinheirinho, os policiais militares que ocupavam a Assembléia Legislativa da Bahia desde 31 de janeiro deixaram o prédio na manhã de hoje (9). Fruto de prolongada negociação, os 245 grevistas que ainda permaneciam no local saíram de forma organizada e anunciaram a disposição de manter a paralisação.


Dois líderes do movimento que tiveram a prisão decretada pela Justiça, Marco Prisco e Antônio Paulo Angelini, pediram para sair pelos fundos do prédio da Assembléia. A solicitação foi aceita pela Polícia Federal. Ambos foram presos e levados de helicóptero para uma unidade da Polícia do Exército em Salvador. Dos 12 mandados de prisão, ainda restam oito para serem cumpridos.

O criminoso bloqueio dos EUA a Cuba

Por Daniella Cambaúva e Breno Altman, no sítioOpera Mundi:

Quando amanheceu o dia 7 de fevereiro de 1962, uma ordem executiva do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, assinada quatro dias antes, mudava drasticamente a vida dos cubanos. Como retaliação às nacionalizações de empresas norte-americanas e às crescentes relações com a União Soviética, a Casa Branca praticamente baniu vínculos comerciais com a ilha caribenha, além de proibir linhas de crédito e vários outros tipos de intercâmbio. Tinha início um dos mais duradouros e drásticos bloqueios econômicos da história moderna.