quarta-feira, 28 de março de 2012

ANPG fará paralisação nacional nesta quinta (29) por reajuste de bolsas

Carlos Lordelo, do Estadão.edu
Alunos de pós-graduação planejam paralisar as atividades acadêmicas e de pesquisa nesta quinta-feira, 29, para reivindicar o reajuste imediato do valor das bolsas de mestrado e doutorado, congelado há quatro anos.
Os estudantes pedem aumento de 40%. Hoje um mestrando ganha R$ 1,2 mil e um doutorando R$ 1,8 mil mensais das agências de fomento à pesquisa do governo federal (Capes e CNPq).
Foi a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) que convocou a greve. Segundo a entidade, o pedido de reajuste leva em conta a previsão de investimentos do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia e a inflação acumulada do período, de cerca de 20%.
"Estamos há dois anos negociando com o governo e apresentando nossa manifestação, mas os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia são irredutíveis", diz a presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, de 32 anos. Ela faz doutorado em Educação na PUC-SP.
Elisangela critica o corte de 23% no orçamento do MCT para este ano. "Isso vai na contramão do desenvolvimento do País. O governo deveria responder à crise econômica com mais investimentos, em especial em ciência e tecnologia."