quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Militares são contra investigar crimes da ditadura

As iniciativas políticas que o governo da presidenta Dilma Rousseff tem adotado no sentido de esclarecer os crimes cometidos durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) continuam encontrando a resistência de grupos que representam os militares interessados que as atrocidades cometidas naquele período continuem no passado.

Vice-presidente da Venezuela condena campanha anti-Chávez

Em pronunciamiento feito nesta quarta-feira (22), o vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, rejeitou os comentários feitos pela oposição sobre a saúde do chefe de Estado, Hugo Chávez. “Desde sua primeira operação que o presidente da República [Hugo Chávez] tem sofrido uma campanha destinada a confundir e gerar medo e temores no povo venezuelano sobre as possibilidades do presidente seguir governando”, afirmou em entrevista ao programa Contragolpe da Televisão Venezuelana.

Carnaval de Porto Alegre homenageia a União Nacional dos Estudantes

A Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina levou a história de luta dos estudantes para a avenida no carnaval desse ano de Porto Alegre (RS), com uma bela homenagem à União Nacional dos Estudantes. Confira os principais momentos do desfile:


TV Globo dançou no Carnaval

Por Altamiro Borges

Apesar de toda a parafernália, a audiência da TV Globo despencou no Carnaval. Segundo o Ibope, a emissora registrou uma das piores quedas dos últimos anos. Na primeira noite do desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, no domingo (19), ela perdeu 20% da audiência, na comparação com 2011. Na média, ela marcou 8,3 pontos no Ibope da Grande São Paulo.

A queda da audiência da emissora na transmissão do Carnaval vem se acentuando a cada ano. Em 2011, ela registrou 10,4 ponto; em 2010, a média foi de 10,9; já em 2009, ela atingiu 12,5 pontos no Ibope. A decadência tem várias causas. A principal parece ser a do aumento da concorrência. O programa Domingo Espetacular, comandado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim na TV Record, marcou 15 pontos no Ibope das 21h às 23h32 do dia 19.

Na Espanha em crise, pobreza é a maior da história

Esta foi a principal conclusão de estudo divulgado nesta quarta-feira (22) pela Cáritas, ONG da Igreja Católica na Espanha. Segundo a organização, a pobreza não só é “mais extensa, grave e crônica do que nunca”, como o “fosso salarial” entre ricos e pobres “ ameaça “polarizar a sociedade”.

MST leva reforma agrária para folia do carnaval

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) levou a reforma agrária para o carnaval de Olinda (PE). A Barraca da Reforma Agrária funcionou de sábado à terça-feira de Carnaval. Além de um ponto de encontro da militância política que participa do carnaval de Olinda, a barraca desenvolveu uma série de programações. O MST também participou do Carnaval 2012 com a escola de samba do Movimento, a Unidos da Lona Preta, na cidade de Cajamar, interior de São Paulo.