domingo, 6 de janeiro de 2013

Chávez é o presidente legítimo e constitucional da Venezuela

E basta ler e estudar com atenção a Constituição da República Bolivariana da Venezuela para chegar à essa conclusão. 

Vejamos o que diz o artigo 231 da Carta Magna daquele país:
"(...) Se por qualquer motivo o presidente ou presidenta da República não puder tomar posse ante à Assembléia Nacional, o fará ante o Tribunal Supremo de Justiça."

Mais adiante, o artigo 234 completa:
"As faltas temporárias do presidente ou presidenta da República serão supridas pelo vice-presidente executivo ou vice-presidenta executiva por até noventa dias, prorrogáveis por decisão da Assembléia Nacional até por mais noventa dias."

Portanto, ao contrário do que a campanha de desinformação da grande mídia e da oposição venezuelana informam, mesmo que Hugo Chávez não possa estar presente no dia 10 de janeiro, data da posse, não perde o direito de exercer a presidência e, até que ele esteja em condições de saúde, o vice-presidente Nicolás Maduro exerce interinamente a presidência da República.

O resto é conversa de golpista!

O espírito dos "Torquemadas modernos"

Pensando comigo mesmo, conclui que é incrível como hoje em dia algumas pessoas incorporam com tanta facilidade o espírito de "juízes". Se você possui uma ideologia distinta, você é ladrão. E ponto.  

Obviamente, são pessoas que não costumam fazer um bom debate, discutir a fundo e de forma respeitosa as questões relacionadas à política. Basta que você pense diferente delas para receber mais um dos rótulos inspirados dos manuais de 1964, pois quando se vêem encurralados em uma discussão, rapidamente soltam os adjetivos: "petralha!", "mensaleiro!", "ladrão!"... e por aí vai...

São pessoas intolerantes, que geralmente buscam preencher com sarcasmo a completa incapacidade para formular ideias coerentes. E quando nem o sarcasmo funciona, comportam-se como "Torquemadas modernos" (aquele famoso juiz da Santa Inquisição). Consideram-se paladinos da moralidade. Mais que isso: acham que são os únicos no planeta que possuem moral para falar alguma coisa. Os outros são aqueles adjetivos já citados...

Mas que destilem ódio e preconceito: a história é bela, e nada como o seu decurso para demonstrar quem, efetivamente, contribuiu para o avanço civilizacional de nosso país e do nosso povo.