domingo, 8 de janeiro de 2012

A despedida ao guerreiro José Caires

Muitas homenagens marcaram a despedida de Dr. José Caires, desde a tarde deste sábado (7), quando o presidente do Sindimed, médico e militante na luta em defesa da categoria e de uma saúde pública de qualidade, faleceu vítima de infarto fulminante. Diretores do Sindimed, representantes do Cremeb, ABM, sindicalistas, militantes do PCdoB - partido ao qual ele era filiado -, amigos, colegas de trabalho e admiradores estiveram a todo tempo juntos com a família, prestando solidariedade e compartilhando a tristeza, por ter perdido uma figura importante para a sociedade baiana e um grande amigo.

Viúva de Prestes relata os 40 anos de convivência com líder

A pernambucana Maria Ribeiro Prestes viveu por 40 anos com Luiz Carlos Prestes [1898-90], dirigente do PCB, 34 anos mais velho. Os dois se conheceram quando ela, militante, foi destacada para fazer a segurança dele na clandestinidade, nos anos 50.Para enganar a vizinhança, o chamava de Pedro, apelido que ficou. Em seu apartamento, no Rio, cheio de recordações do exílio em Moscou, ela lembrou passagens dramáticas de sua vida.


LEIA O DEPOIMENTO:


Meu pai, João Rodrigues Sobral, era camponês de Poção (PE). Em Recife, trabalhou numa fábrica de óleo de mamona. Depois abriu um armazém. Ele muitas vezes contava que via pessoas pobres no bairro de Areias, onde eu nasci em 1932 e era o armazém, entrar e furtar feijão, farinha, um pedaço de carne. Ele ficava revoltado com a pobreza na região.

Moradores de rua são atacados em Salvador

Um homem foi baleado na madrugada deste domingo (8) na avenida Paulo VI, no bairro da Pituba, em Salvador, de acordo com informações do Correio. Segundo a 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pituba), Francisco de Asis Rocha Reis, de 27 anos, foi baleado em diversas partes do corpo e socorrido pela polícia para o Hospital Geral do Estado (HGE). Testemunhas relataram à polícia que homens em um carro branco teriam parado em frente à Delicatessen Super Pão e atirado em direção a um grupo de moradores de rua. Durante a ação muitos conseguiram fugir, mas Francisco acabou sendo baleado. A vítima permanece interna no HGE, mas a unidade de saúde não divulgou o estado da vítima. O caso é investigado pela 16ª Delegacia Territorial (DT/Pituba).


Fonte: Bahia Notícias.

A música que confortou Dilma no presídio e o poder da canção

Quem não tem uma canção na vida? Aquela que marcou época, o primeiro beijo, a primeira transa, uma viagem, uma mudança, uma situação inesquecível? Música às vezes funciona como cheiro que quando bate nos faz lembrar. Uma fumaça que passa pode nos levar à beira de um fogão à lenha a quilômetros e quilômetros da metrópole até uma pequena fazenda no sertão.


Por Alberto Villas, em Carta Capital


Músicas perdidas no ar vivem grudadas na memória. Mais de três décadas depois ainda hoje quando ouço Ednardo cantando Carneiro viajo até a Rue de la Roquette no outrora mais comunista dos bairros de Paris onde um grupo de exilados ouviu junto a canção pela primeira vez.

Osvaldo Martinez: Três anos de crise econômica global

No final do ano pasado, o economista cubano Osvaldo Martinez fez uma conferência no Centro de Investigações da Economía Mundial, do qual é diretor, sobre o tema da crise em que há mais de três anos está mergulhado o sistema capitalista global. Martinez, que é também presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Parlamento cubano, mostra os impasses da crise atual. O Portal Vermelho publica a íntegra de sua intervenção.