segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A situação na Bahia

A greve faz parte das ferramentas democráticas de pressão trabalhista. É um recurso extremo, claro, mas legítimo. E também é fato que os policiais brasileiros historicamente recebem mal em uma profissão que exige muito - e mesmo que estejamos falando de uma categoria imprescindível para o bom funcionamento da sociedade, negar a eles o direito de greve é absurdo. O ideal, obviamente, é que um acordo seja alcançado através de negociações, mas impedi-los de usar um recurso tradicional do sindicalismo mundial seria inaceitável.

Chávez tem aprovação de 74,6% dos venezuelanos

A última pesquisa do Instituto Venezolano de Análisis de Datos (Ivad) realizada em todo o país, entre 23 e 30 de janeiro, revelou que a gestão de Hugo Chávez como presidente da República, é considerada positiva (nas categorías - excelente, boa, regular para boa) por 74,6% dos venezuelanos.

Esta informação foi divulgada pelo jornalista José Vicente Rangel, que indicou que somente 22,4% qualificam como negativa - péssima, má, regular para má - e 3,4% não sabem ou não responderam.

Durante o programa José Vicente Hoje, transmitido por Televen, foi anunciado que 57,4% da população estão de acordo com a reeleição de Chávez como presidente, enquanto 36,8% estão em desacordo e 5,8% não sabem. "A distância a favor de Hugo Chávez: 20,6%".

O erro da privatização dos aeroportos

Por Altamiro Borges

Em um ano de governo, a presidenta Dilma Rousseff mostrou-se pouco ousada, mas não bancou retrocessos de maior gravidade. Nesta segunda-feira (6), porém, ela macula o seu mandato com o leilão para a “concessão” de três dos mais rentáveis aeroportos do país – Guarulhos, Campinas e Brasília. O seu discurso antiprivatista de campanha, que acuou os tucanos, será jogado pelo ralo.

A CTB e a greve da PM da Bahia

A CTB acompanha com indignação os desdobramentos da legítima greve da PM baiana que hoje chega ao seu sétimo dia. Os trabalhadores e trabalhadoras da Polícia Militar da Bahia lutam por melhores salários, pagamento de gratificações, insalubridade e periculosidade, reivindicações estas que encerram uma pauta justa.
No cenário de democracia pelo qual passam o Brasil e a Bahia, o diálogo é o melhor caminho para solucionar conflitos trabalhistas. E é disso que se trata a greve na Bahia. A relação de insatisfação com os baixos proventos face ao alto grau de periculosidade por que passam as corporações não é exclusividade dos policiais baianos. Em 2011 irrompeu greve nas corporações do Ceará, da Paraíba, de Rondônia, do Maranhão, nos Bombeiros do Rio de Janeiro, além de insatisfação em diversos outros estados.

Morador do Pinheirinho está na UTI

Por Clara Roman e Isabel Harari, na CartaCapital:

Depois de quase duas semanas de procura, Osorina Ferreira de Souza finalmente conseguiu localizar seu ex-marido. Ex-moradora do Pinheirinho, ela perdeu o contato com Ivo Teles dos Santos, com quem foi casada, no dia da operação policial que despejou cerca de 1,6 mil famílias do assentamento, em 22 de janeiro. Teles está internado no hospital municipal Dr. José Carvalho de Florence, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e permanece desacordado. A entidades de direitos humanos Osorina declarou que seu companheiro foi agredido pela Polícia Militar e o mesmo foi dito ao hospital e à Prefeitura de São José dos Campos.

Forças Armadas ampliam contingente na Bahia

Até o final deste domingo (5), o contingente de militares das Forças Armadas atuando na Bahia, para garantir a segurança em meio à greve de policiais militares, deverá chegar próximo a 3,5 mil homens, segundo informou o ministro interino da Defesa e comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, após participar da cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes.

VÍDEO: O plano da invasão de Pinheirinho

A verdade mais escondida no Haiti

Por Amelia Duarte de la Rosa
Há vários dias circula na Internet uma ilustração que o portal Cubadebate divulgou por motivo da nova campanha midiática anticubana e para mostrar o respaldo de muitos diante das mentiras expostas sobre a Ilha. A imagem, publicada em várias páginas da internet, foi criada em abril de 2010 pelo desenhista e blogueiro madrilenho Francisco Arnau.

Humor