domingo, 1 de janeiro de 2012

Cuba sob a ótica da Globo

Do blog Colcha de Ideias:

Essa semana o Jornal Nacional apresentou uma série de reportagens sobre Cuba. Só a proposta já é desconfortável. A grande mídia brasileira voltando seus olhos para a nação socialista. É no mínimo estranho!

O primeiro capítulo da reportagem mostrou sob a ótica de uma única cidadã, que diga-se de passagem morava nos Estados Unidos (aquele do embargo econômico) as condições de vida na ilha. Primeira questão: como uma reportagem que se propõe séria julga o todo pela experiência de UM cidadão?


O segundo fator incômodo da reportagem foi a ironia jornalística. Ao tratar sobre a medicina de Cuba, mundialmente reconhecida, a dita cidadã relatou que para conseguir atendimento médico no país, precisa dar presente aos médicos, afirmação que foi tomada como verdade sem nenhum tipo de averiguação e agora milhões de pessoas estão realmente acreditando nisso! A pergunta que se faz é: será que é isso mesmo? Vejamos:

Cuba: Conquistas e desafios da Revolução


Por Yeanny González Peña*


A 53 anos do triunfo da Revolução, que transcorre neste 1º de janeiro, Cuba se encontra imersa na atualização de seu modelo econômico, processo desenhado para garantir a continuidade e o fortalecimento do sistema socialista adotado pela ilha.


A vitória do Primeiro de Janeiro de 1959 afastou a velha filosofia que promovia a qualidade de vida de um reduzido grupo com o poder econômico e político, e mudou o status das grandes massas despossuídas.

João Amazonas, um revolucionário à altura dos grandes desafios



João Amazonas, construtor e ideólogo do Partido Comunista do Brasil, completaria cem anos neste 1º de janeiro. Ele viveu 90 anos - entre 1912 e 2002 - dos quais dedicou quase sete décadas à atividade política, em defesa das convicções revolucionárias e da construção e consolidação do Partido Comunista do Brasil.


Por Renato Rabelo