terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vídeo: Povo aplaude prisão de mulher que cometeu crime de racismo em Salvador


Ipea: Brasil precisa rever papel do Estado para ser quarta economia

Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), lembra que parte da população brasileira ainda está submetida a condições de vida e de trabalho que são de simples sobrevivência

PF não investiga morte de criança indígena; Funai nega ocorrência

Na semana passada, a notícia de que uma criança indígena, da etnia Awá-Guajá, teria sido morta por madeireiros no Maranhão, repercutiu amplamente na internet e chocou o país. Nesta terça-feira (10), a Agência Brasil informou que o caso não está sendo investigado pela Polícia Federal (PF). A Funai, em relatório divulgado nesta segunda-feira (9), nega que o fato tenha ocorrido.

O chefe da Delegacia de Defesa Institucional da Superintendência da PF no Maranhão, Rodrigo Santos Correia em declaração à Agência Brasil, disse que “a denúncia não foi encaminhada ao Ministério Público nem à Polícia Federal. O índio fez o relato ao Cimi [Conselho Indigenista Missionário] e não à Polícia Federal. Ainda não começou nenhuma investigação”.


De acordo com a agência, o assassinato foi denunciado ao Cimi pelo índio Luís Carlos Tenetehara, do povo Tenetehara, que também vive em Arariboia. Ele informou que costumava ver os Awá-Guajá em caçadas na mata, mas que deixou de encontrá-los depois que viu um acampamento com sinais de incêndio e com os restos mortais da criança. “Depois disso, não foi mais visto o grupo isolado. Nesse período, os madeireiros estavam lá. Eram muitos. Agora desapareceram. Não foram mais lá. Até para nós é perigoso andar, imagine para os isolados”, relatou Luís Carlos.

A estranha doação milionária ao PSDB

Do sítio Carta Maior:

Na expectativa de ser alvo de uma CPI na volta das férias dos deputados, por causa do livro-denúncia A Privataria Tucana, o PSDB começa 2012 com outra notícia embaraçosa. Depois de 14 meses da derrota na eleição presidencial, soube-se que o partido contou naquela campanha com uma generosidade milionária de uma socialite brasiliense cujo marido foi flagrado em vídeo pagando propina num esquema que derrubaria um governador do Distrito Federal.

Cracolândia e a falência do governo

Por Luis Nassif, em seu blog:

O que ocorreu na invasão da Cracolância é exemplo claro da falta de ferramentas mínimas de gestão no governo e da prefeitura de São Paulo.

Com exceção de Mário Covas, nenhum de seus sucessores têm noção mínima sobre gestão, sequer o be-a-bá, quanto mais outras formas mais aprimoradas, como a gestão interdisciplinar - entre várias secretarias - ou a gestão com participação da sociedade civil. 

“Jovens chilenos estão abrindo caminho para o comunismo”

O secretário geral do Partido Comunista do Chile (PCH), Lautaro Carmona, garantiu que em seu país, como vaticinou o presidente Salvador Allende, os caminhos começam a serem abertos pela luta do povo.

Em entrevista exclusiva à Prensa Latina, Carmona prognosticou um 2012 de grandes lutas sociais e de grandes exigências aos que se auto definem como forças de oposição para construir uma ideia programática orientada para que nunca mais se repita um governo tão fanaticamente neoliberal como o de (Sebastião) Piñera.

Gérard Duménil: crise do neoliberalismo entra na segunda fase

O economista francês Gérard Duménil é autor de vários livros e ensaios sobre o capitalismo contemporâneo. Em 2011 publicou, em parceria com Dominique Lévy, o livro The crisis of neoliberalism (Harvard University Press, 2011).

Duménil esteve na Unicamp para uma palestra sobre a crise atual no Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) no âmbito do programa de pós-graduação em ciência política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Na ocasião, concedeu a entrevista a seguir ao cientista político Armando Boito Júnior, professor titular do IFCH.