quarta-feira, 21 de março de 2012

CTB: "Guido Mantega vive no mundo da Lua"

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes, esteve em Brasília nesta quarta-feira (21), ao lado de representantes das demais centrais sindicais, para uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para o dirigente, o encontro foi pouco produtivo, já que o ministro sequer admitiu que o país viva um processo de desindustrialização.

“Com essa postura o diálogo fica complicado. O IBGE, o Dieese e o Ipea têm dados claros sobre o processo de desindustrialização vivido pelo país. O ministro só pode estar no mundo da Lua ao negar essa realidade”, lamentou Wagner Gomes, que esteve acompanhado do secretário de Políticas Institucionais da CTB, Joílson Cardoso.

Globo e Folha têm medo da verdade

Por Altamiro Borges
Em editoriais ontem (19), que até parecem combinados, O Globo e Folha criticaram os setores de sociedade que pretendem, com a instalação da Comissão da Verdade, apurar os crimes da ditadura militar. Na avaliação dos dois jornais, que deram apoio ao golpe de 1964 e às barbáries do regime, não cabe analisar o passado – seja discutindo a Lei da Anistia ou a chacina no Araguaia. 

O diário da família Marinho é mais descarado. No editorial “Sem vencidos e vencedores”, até suavizava os crimes da ditadura. “Os militares trataram de manter, mesmo que só formalmente, ritos da democracia representativa... Prendia-se por motivos políticos, cassavam-se vereadores, deputados, senadores, ministros do Supremo, mas procurava-se manter um lustro de ‘democracia’”.


Jornal compara algozes com vítimas

Essa singularidade, segundo o jornal, resultou no “perdão recíproco, dos agentes envolvidos na repressão e participantes da luta armada. Uma fieira de crimes foi cometida por ambos os lados naquela guerra suja e, muitas vezes, subterrânea”. O Globo, na maior caradura, compara os torturadores com os torturados e os golpistas com os democratas que resistiram à ditadura.

Alice Portugal: militância será diferencial da campanha do PCdoB

A pré-candidatura da deputada federal do PCdoB, Alice Portugal, à Prefeitura de Salvador propõe um diálogo com toda a cidade em relação aos problemas e atuais carências da capital baiana. Para a comunista, essa é uma das marcas que diferenciam sua pré-candidatura das demais já apresentadas no cenário eleitoral no município.


Por Mariana Viel

Em entrevista ao Vermelho, Alice comentou a recente declaração de apoio do prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ao deputado federal e pré-candidato do PT, Nelson Pellegrino. “Obviamente isso faz parte do processo democrático. Vamos construir um debate republicano. Eles [PSD] têm o vice-governador do estado, Otto Alencar, que aqui vem prestando um serviço ao projeto do governador Jaques Wagner”.