segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quem está por trás de Yoani Sánchez?

Por Salim Lamrani
Yoani Sánchez, famosa blogueira cubana, é uma personagem peculiar no universo da dissidência cubana. Nenhum opositor foi beneficiado a exposição midiática tão massiva, nem de um reconhecimento internacional semelhante em tão pouco tempo. Após emigrar para a Suíça em 2002, ela decidiu retornar a Cuba dois anos depois, em 2004. Em 2007, integrou o universo de opositores a Cuba ao criar seu blog “Generación Y”, e se torna uma crítica feroz ao governo de Havana.

Nunca um dissidente cubano – muito menos no mundo – conseguiu tantos prêmios internacionais em tão pouco tempo e com uma característica particular: deram a Yoani Sánchez dinheiro suficiente para viver tranquilamente em Cuba até o resto de sua vida. Na realidade, a blogueira tem retribuído à altura os 250 mil euros que recebeu, o que equivale a mais de 20 anos do salário mínimo em um país como a França, a quinta potência mundial. O salário mínimo em Cuba é de 420 pesos, o equivalente a 18 dólares ou 14 euros. Isto é, Yoani Sánchez recebeu 1.488 anos de salários mínimos cubanos por sua atividade opositora.

O Oscar e o declínio do império

Por Oscar Guisoni, no sítio Carta Maior:
Os prêmios da Academia de Hollywood foram entregues pela primeira vez no dia 16 de maio de 1929. O contexto político e social não pode ser mais significativo: faltam apenas alguns meses para o grande Crack de outubro, os Estados Unidos vive montado na maior bolha especulativa de sua história, a Europa se contorce no caos sob os efeitos das crises políticas que afetam a maior parte de seus países e, na periferia do mundo, poucos sabem ainda o que significa a palavra Hollywood, embora muitos já tenham percebido na própria pele em que consiste o novo poderio norte americano.

Confira a canção "Real In Rio"

A canção "Real In Rio", composta pelos brasileiros Carlinhos Brown e Sérgio Mendes para a animação "Rio", dirigida pelo também brasileiro Carlos Saldanha, não levou o Oscar de 2012 de Melhor Canção Original, categoria para a qual havia sido indicada ao lado de "Man Or Muppet", do filme "Os Muppets". A decisão da Academia foi considerada muito conservadora, já que a canção do filme norte-americano não foi bem avaliada por muitos críticos. Para alguns, a nacionalidade acabou pesando.

Veja a seguir vídeo com a canção composta pelos brasileiros: