terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Luís Nassif: Por que o BBB tem que ser proibido

Intimidade e privacidade são bens indisponíveis. Isto é, não é dado a outras pessoas invadirem esse tipo de bem jurídico. É um direito individual, inalienável e intransferível. Somente a própria pessoa – por ela própria (não por meio de outro) - pode abrir mão desse direito.

Emir Sader: África, um continente sem história?

Não há região do mundo mais vítima da naturalização da miséria do que a África. Na concepção eurocêntrica, bastaria cruzar o Mediterraneo para se ir da “civilização” à “barbárie”. Como se a África não tivesse história, como se seus problemas fossem naturais e não tivessem sido resultado do colonialismo, da escravidão e do neocolonialismo.

Estupro não é escândalo na Globo?

Por Igor Felippe Santos, no blog Escrevinhador:

A Globo fez um escândalo sem precedente quando, em 2009, trabalhadores rurais derrubaram pés de laranjas (menos de 1% do total na área, contaminados por agrotóxicos, de acordo com o governo dos Estados Unidos) em protesto para denunciar que a fazenda era grilada pela Cutrale, as terras ficam no município de Borebi, na região de Iaras (SP).

Em meio a crise mundial, economia da China cresce 9,2% em 2011

A economia chinesa cresceu 9,2 por cento em 2011 em comparação com o ano anterior e 8,9 por cento a taxa anualizada no quarto trimestre, disse o Escritório Nacional de Estatísticas nesta terça-feira (17).

O crescimento trimestral foi o mais lento nos últimos 10 trimestres. A China tinha estabelecido a meta de crescimento de 8 por cento para 2011 após sua economia ter crescido 10,4 por cento em 2010.

A economia do país cresceu 2 por cento no quarto trimestre sobre a base trimestral, disse o chefe do Escritório Nacional de Estatísticas, Ma Jiantang numa entrevista coletiva à imprensa.