segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dilma: o Brasil vai entrar em uma era de prosperidade


Há um ano, no dia de sua posse na presidência da República, em 1º de janeiro de 2011, Dilma Rousseff fez um discurso veemente no qual enfatizou um compromisso de governo - erradicar a pobreza extrema no Brasil, manter o crescimento econômico e avançar nas mudanças.

Por José Carlos Ruy


Um ano se passou, a crise econômica internacional se agravou, a situação social nos países ricos se deteriorou gravemente com a paralisia da economia, o desemprego galopante, e o alto preço da crise jogado sobre os ombros dos trabalhadores, levando a uma situação até recentemente impensável: a fome volta a rondar as famílias europeias.

A vida (multifacetada) de Pagu

Por Adelto Gonçalves (*), no Pravda.
I
A vida (multifacetada) de Pagu em imagens. 16183.jpegA exemplo de Eça de Queiroz (1845-1900), Fernando Pessoa (1888-1935) e outros grandes nomes da Literatura em Língua Portuguesa, Patrícia Galvão (1910-1962), a musa do Modernismo brasileiro, acaba de ganhar sua fotobiografia: Viva Pagu: Fotobiografia de Patrícia Galvão (Santos: Universidade Santa Cecília-Unisanta; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010), trabalho da professora Lúcia Maria Teixeira Furlani e do jornalista Geraldo Galvão Ferraz, filho da escritora, que reúne fotografias e textos que, na maioria, fazem parte do acervo do Centro de Estudos Pagu, da Unisanta, de Santos, e estão disponíveis no site www.pagu.com.brMulher pouco convencional para o seu tempo, Patrícia Galvão teve uma trajetória ímpar na história da Literatura e é uma poucas escritoras brasileiras que atraem o interesse de estudiosos estrangeiros, como o professor norte-americano Kenneth David Jackson, da Universidade de Yale, que traduziu com Elizabeth Jackson para o inglês o seu romanceParque Industrial, publicado em 1994 pela Editora da Universidade de Nebraska.

Mensalão do PT e privataria tucana

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O ano novo começa com a promessa de uma disputa dolorosa para o país. O Brasil atravessará 2012 discutindo se quem roubou mais foram os petistas e aliados envolvidos no escândalo do mensalão ou se foram os tucanos envolvidos nas denúncias contra as privatizações de patrimônio público durante o primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Coreia do Norte conclama a conquistar novas vitórias em 2012


A República Popular Democrática da Coreia fez neste domingo (1º de janeiro) um chamamento ao povo a trans formar 2012 em um ano de vitórias que anunciem o início de uma era de fortalecimento e prosperidade em defesa do legado de Kim Jong Il.


A mensagem destaca em um editorial conjunto, publicado pelos jornais Rodong Sinmun, Joson Inmingun e Chongnyon Jonwi, que "todo o Partido, todo o exército e todo o povo devem ter a consequente determinação de defender com vida e morte o camarada Kim Jong Un".

ESPECIAL CUBA: 28 dados sobre Cuba ignorados pelo Jornal Nacional e seus papagaios


Devido ao bombardeio midiático que constantemente manipula e distorce informações sobre a corajosa Cuba, o Soletrando a Liberdade publicará nessa semana uma série de artigos sobre a ilha caribenha, com o objetivo de restabelecer a verdade tão ofendida pelos grandes meios de comunicação. Segue o primeiro artigo da série.

28 dados que mostram a força de Cuba, mas propositalmente dispensados pela imprensa hegemônica.

Como já dissera o escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano, quando se trata de Cuba, a grande imprensa, “aplica uma lupa enorme que amplia tudo o que ocorre, sempre que há interesses dos inimigos, chamando a atenção para o que acontece na Revolução, enquanto a lupa distrai e deixa de mostrar outras coisas importantes”.

Uma bela sentença

Vistos, relatados, etc…
Cuida-se de pleito formulado em favor de João Getúlio, cuja origem incerta encontra-se narrada da inicial pela pena ilustre do padre Geraldo Francisco Leocádio, inicial ratificada, posteriormente, pelo causídico Vicente César Santana.
Ao que consta, segundo informações de José Alves Ladeira e sua mulher, Conceição Ladeira, ambos acima dos setenta anos de idade, seria o requerente filho de Antônio Getúlio e de Maria das Neves, ambos falecidos na zona rural de Ervália. Os pais residiam na propriedade de Godofredo Alves Ladeira que, piedoso, acolheu o órfão, então com oito anos de idade. O menino sempre ficou aos cuidados da família Ladeira, tendo ido morar com D. Chiquinha, irmã de Godofredo; depois, foi acolhido por José Alves Ladeira que, casado com Conceição Ladeira, o levou para Palmital, zona rural de Coimbra.

Alckmin eleva impostos. E o "Cansei"?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Há quatro anos, a elite paulista lançou o movimento “Cansei”, que tinha como eixo a reclamação contra os impostos. Aliás, a queixa contra a tal carga tributária – a qual FHC diz ser “choradeira” – sempre é personagem da tucanagem e da turma do DEM.

Vídeo: João Amazonas em momentos históricos

Hoje, quando se comemora o centenário de vida do camarada João Amazonas, o Vermelho reproduz um vídeo, feito pela Comissão Nacional de Comunicação do PCdoB, em 2002, que traz momentos marcantes da existência do militante histórico do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Em um dos trechos, é possível rever sua intervenção no 10º Congresso.


Confira a primeira parte:




Confira a segunda parte:




Do Portal Vermelho