quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Contra a censura e em defesa de liberdade de expressão na internet


Cuba está próxima de legalizar união homoafetiva

Uma proposta que legaliza a união homoafetiva pode ser votada ainda este ano pelo Parlamento de Cuba. Mariela Castro, sexóloga e filha do presidente cubano Raul Castro, confirmou a iniciativa. A proposta deve ser encaminhada ainda este ano pelo Executivo ao Congresso cubano, chamado de Assembleia Nacional de Poder Popular. A proposta não utiliza o termo casamento, e se refere à união livre entre pessoas do mesmo sexo. O Centro Nacional de Educação Sexual de Cuba, dirigido por Mariela, está orientando a construção do texto. O centro faz campanha há anos pelo reconhecimento dos direitos homossexuais. O anteprojeto, que altera o Código de Família de Cuba, é avaliado por juristas ligadas ao Ministério da Justiça e magistrados vinculados à União Nacional de Juristas. A sexóloga espera que a Conferência do Partido Comunista, que acontecerá no próximo dia 28, adote uma política de não discriminação para abrir a possibilidade de votação da proposta no legislativo, em julho e dezembro.


Fonte: Bahia Notícias

Vídeo denuncia tentativa de censura à internet pelos EUA

Blogues rechaçam projeto dos EUA

Da Rede Brasil Atual:

Blogueiros brasileiros articulam-se para um protesto nesta quarta-feira (18), com a retirada das páginas do ar. O alvo do ato é um projeto de lei prestes a ser levado à votação por parlamentares norte-americanos dos Estados Unidos que, se aprovado, estabeleceria medidas polêmicas de restrição e controle de acesso e compartilhamento de arquivos pela internet. A Lei de Combate à Pirataria na Internet (Sopa, na sigla em inglês de Stop Online Piracy Act).

A 4ª Frota e o Pré-sal

Por Jaime Sautchuk*
A 4ª Frota da Marinha dos Estados Unidos tem agido na região petrolífera brasileira do pré-sal, com navios que ficam bisbilhotando as operações em plataformas da Petrobrás. São ações ostensivas, a céu aberto, sem dar explicações ao governo brasileiro.

Fábio Assunção critica violência policial na Cracolândia

Em seu perfil oficial no Facebook, o ator Fábio Assunção manifestou repúdio à postura de autoridades e de parte da sociedade que defendem a ação policial na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. Assunção, que recentemente foi internado numa clínica para dependentes químicos, escreveu que a discussão em torno do assunto “deixa evidente a dificuldade do homem em assumir e ser honesto frente à questão da dependência”. Leia seu texto na íntegra.

"O que leio diariamente sobre a ação da polícia, visita das autoridades e discussões dos representantes da sociedade sobre a cracolândia, deixa evidente a dificuldade do homem em assumir e ser honesto frente à questão da dependência química no mundo ou aqui no Brasil, problemática grave e perigosa, vivida por 14% da população mundial, ou, 700 milhões de pessoas.

Melhora situação das famílias brasileiras, diz estudo do Ipea

As famílias brasileiras estão menos vulneráveis. Segundo estudo Vulnerabilidade das Famílias Brasileiras, divulgado hoje (17), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o índice de vulnerabilidade dos domicílios no país registrou melhoria de 14% em relação à média detectada em 2003. Entre os quesitos avaliados, o que registrou melhor avanço proporcional foi o desenvolvimento infanto-juvenil, com queda na vulnerabilidade de 26,4%.