quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

85 ricaços e 202 milhões sem empregos

Fila de desempregados na Espanha
Por Altamiro Borges

A ONG britânica Oxfam divulgou nesta segunda-feira (20) um relatório espantoso, revoltante. Ele revela que o patrimônio das 85 pessoas mais ricas do planeta equivale às posses de metade da população mundial. Segundo o documento intitulado “Working for the Few”, publicado na semana do elitizado Fórum Econômico de Davos, esta reduzidíssima minoria de ricaços têm um patrimônio de US$ 1,7 trilhão, o equivalente às posses de 3,5 bilhões de pessoas do planeta. O relatório ainda afirma que a riqueza do 1% dos bilionários está aumentando e já atinge um total de US$ 110 trilhões, 65 vezes a riqueza da metade mais pobre da população mundial.

Sem emprego e indenização: passado ainda assombra mineiros chilenos

O então presidente do Chile, Sebastian Piñera, lucrou
politicamente com o resgate dos mineiros. Na foto, ele
segura o bilhete que diz "Estamos bem".
Por Gideon Long, da BBC.
Alex Vega estava presente no nascimento de seus três filhos, mas não lembra disso.
Ele se esquece das coisas, tem dificuldade em se concentrar e sofre alterações de humor. Ele está consultando um psiquiatra e está sendo medicado.
Mais de três anos depois de ele e outros 32 mineiros terem sido resgatados da mina de San José, no deserto chileno do Atacama - em uma história que capturou a imaginação do mundo -, Alex ainda tem pesadelos.
"Eu acordava achando que estava dentro de uma mina", contou à BBC. "Acordava gritando. Disse a mim mesmo que tinha de lidar com isso, então por uma semana fiquei em uma mina que pertencia a meu cunhado. A cada dia entrava um pouco mais, para superar o medo. Hoje meus pesadelos diminuíram."