quarta-feira, 25 de abril de 2012

Alice defende greve dos professores, critica judicialização do movimento e cobra o cumprimento do acordo

A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) registrou na tribuna da Câmara dos Deputados a greve dos professores da rede pública da Bahia decidida em assembléia da categoria realizada na manhã do dia 11 de abril. Os professores decidiram entrar em greve por tempo indeterminado em protesto ao não cumprimento do acordo de reajuste de 22.22% no piso salarial nacional do magistério.

Alice Portugal, que é uma das criadoras do Piso Salarial Nacional dos Profissionais da Educação, salientou sua posição em defesa do cumprimento da lei por parte de todos os governos estaduais e municipais. "O Piso é lei e resta aos governos estaduais e municipais cumprir a lei, nem que para isso tenham de buscar auxílio financeiro junto ao governo federal", observou a deputada.

Em relação à GREVE dos professores, Alice é firme: "Tenho pautado minha atividade política em defesa destes direitos e não mudei o meu perfil". E prossegue asseverando que "todos os recursos devem ser esgotados em busca de soluções negociadas e me parece que o acordo publicado preconizava isto". Disse ainda que cabe ao governo, buscar as formas de cumprimento do acordo firmado, "até porque esta prática será saudável e exemplar. Lamento a judicialização de movimentos sociais. Buscarei contribuir para que a solução se dê com negociação".

A deputada também afirma que hoje, mais do que nunca, "devemos incentivar o governo democrático do Governador Wagner a negociar com a APLB, esta experiente entidade, que tem história na luta popular baiana e muito contribui para as mudanças processadas em nosso estado".

No caso específico da Bahia, prosseguiu a deputada, onde existe um acordo que prevê o cumprimento da lei federal e o pagamento do piso salarial nacional, é preciso se levar em conta que existem diversas maneiras de se cumprir este acordo, bastando que para isto haja bom senso e desejo real de perseguir um acordo satisfatório para ambas as partes.

Alice disse que confia que o governador Jaques Wagner, que como ela já participou de greves de sua categoria e se solidarizou com paralisações de outras, saberá conduzir as negociações com os professores da rede pública de forma a construir um entendimento que preveja o cumprimento do Piso Salarial Nacional para todos os professores baianos. Da mesma forma, salientou, confiar que a APLB Sindicato estará aberta  a um diálogo para buscar um entendimento com o governo estadual em torno de suas reivindicações.

Fonte: Boletim da Deputada Federal Alice Portugal

Um comentário:

  1. Parabéns Alice! Mas ele não quer negociar! Se quisesse já teria feito isto desde janeiro e não teria empurrado leis goela abaixo.

    ResponderExcluir

As opiniões aqui expressas não necessariamente refletem a posição deste Blog, sendo de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há moderação de caráter ideológico: a ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade.