domingo, 17 de junho de 2012

Chávez abre 28 pontos de vantagem sobre candidato da oposição

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ganharia as eleições com 57,8% dos votos se o pleito se realizasse nesta semana, dizem os resultados de uma pesquisa feita pelo instituto Consultores 30.11 divulgados neste sábado (16).

Em contraste, o candidato da oposição de direita, Henrique Capriles Radonski, obteria 29,7% dos votos, informou o diretor do instituto em entrevista à imprensa, Germán Campos.

A pesquisa feita entre os dias 12 e 14 de junho entrevistou 1.850 pessoas em 16 estados.

O instituto perguntou também sobre a avaliação da gestão do governo de Chávez: 68,3% a consideram excelente, boa ou de regular a boa, e apenas 29,8% acham que o governo é de regular a mau, mau ou péssimo.

Igualmente, 47,2% se declarou muito de acordo ou de acordo com a construção de um sistema socialista na Venezuela, e 20,8% em desacordo.

Na opinião de Campos, esse dado se diferencia amplamente dos 15% que em finais da década de 1980 se inclinava para essa alternativa, que depois subiu a 44% em 2006, quando Chávez propôs desenvolver o socialismo do século 21.

A pesquisa também mostrou que 49,5% dos entrevistados considera que a situação da Venezuela evolui bem e 87,3% considera como muito positivo ou positivo o desempenho do esporte no país.

Um dos resultados mais interessantes da pesquisa, na opinião de Campos, foi a semelhança de percentuais de entrevistados que tem melhores expectativas pessoais para os próximos dois ou três anos (62,2%), e as da situação do país nesse período (61,1%).

Nas décadas de 1980 e 1990 havia uma una dissociação entre as expectativas pessoais dos cidadãos e as do país, entre as quais havia uma diferença ampla, etapa em que se dizia na Venezuela “salve-se quem puder e como puder”, assinalou Campos.

Hoje isso mudou, acrescentou o especialista, e muitos venezuelanos pensam que se o país vai bem, eles também irão bem.

Em declarações à Prensa Latina, Campos sublinhou que o que está hoje em jogo não é escolher entre dois candidatos à presidência, mas entre dois modelos de sociedade que se contrapõem em muitas de suas facetas, com visões diferentes sobre a situação do mundo, a questão social e política, assim como sobre a integração da América Latina.

Esta foi a quarta pesquisa realizada em 2012 pelo instituto Consultores 30.11, precedida pelas realizadas em 9 e 29 de março, e em 13 de maio.

Nessa última, 56,8% dos entrevistados declarou sua intenção de votar no atual presidente, enquanto 27,1% votaria no candidato da oposição.

Prensa Latina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões aqui expressas não necessariamente refletem a posição deste Blog, sendo de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há moderação de caráter ideológico: a ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade.