sábado, 4 de fevereiro de 2012

Pinheirinho: a luta de um povo que é a luta de todo um país

Moradora do Pinheirinho há oito anos — desde o começo da ocupação — Rita de Cássia, de 32 anos, vivia com 7 filhos, 2 netos e o marido em uma casa de 6 cômodos que construiu com o seu trabalho de vendedora ambulante de balas e doces e com o do marido, que trabalha na Frente de Trabalho. Com a desocupação do Pinheirinho ela perdeu tudo: o esforço, o trabalho, os sonhos. Agora tem esperança e diz que vai seguir lutando por uma casa, um pedaço de chão.



Mais de 5 mil manifestantes de todo o país se reúnem em São José dos Campos contra a 
desapropriação do Pinheirinho - Foto: Vanessa Silva/ Portal Vermelho

Comovidas com histórias como esta, mais de cinco mil pessoas se reuniram, nesta quinta-feira (2), em São José dos Campos, no interior de São Paulo, para prestar solidariedade e exigir Justiça para os moradores da área — que já foi a maior ocupação urbana da América Latina. Partidos políticos, representações sindicais, organizações trabalhistas e de estudantes e movimentos sociais, sob diversas bandeiras da esquerda, uniram forças para somar à luta travada pelos moradores desalojados de suas casas no último dia 22.


O Ato Nacional de Solidariedade ao Pinheirinho foi chamado pela Assembleia dos Povos no Fórum Social Temático com o objetivo de denunciar a falta de política de moradias no país, além de mostrar a situação precária das famílias abrigadas em alojamentos da prefeitura. A concentração inicial foi realizada na Praça Afonso Pena, na região central da cidade e terminou em frente à prefeitura, em um percurso que durou a manhã toda e parte da tarde. 

Veja galeria de imagens do ato:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões aqui expressas não necessariamente refletem a posição deste Blog, sendo de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há moderação de caráter ideológico: a ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade.