quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Solidariedade ao povo da Coreia do Norte

Por Walter Sorrentino*


É uma perda dolorosa para qualquer povo o desaparecimento inesperado de seu principal líder. O falecimento de Kim Jong-Il marcará profundamente a experiência do povo da República Popular da Coreia e as manifestações populares naquele país assim o demonstram.


Os povos têm cultura e identidade próprias. No caso da Coreia, forjada milenarmente. A dor é manifestada em público de modos singulares, dada essa cultura, e mais possivelmente as características do regime político. No caso brasileiro há o paralelo da revolta e dor com o suicídio de Getúlio Vargas, e a solidária impotência com que assistiu o triste episódio da morte de Tancredo, presidente que não assumiu seu mandato.


O povo e o governo da Coreia do Norte são merecedores de nossa solidariedade por tão dolorosa experiência. Trata-se de uma nação ainda em estado de guerra que já dura 60 anos, uma chaga legada pela Guerra Fria.
A nenhuma força progressista interessa o isolamento da Coreia do Norte, ao contrário. A pressão e agressão do imperialismo dos EUA merecem todo o repúdio dessas forças, em nome da soberania, da paz e da não-ingerência nos assuntos internos, como condição essencial para a reunificação da península coreana. Isso será fator de estabilização naquela conflagrada região da Ásia e Pacífico, alvo central hoje, mais uma vez, das manobras geopolíticas e militares dos EUA.
Cada nação e cada povo, necessariamente, devem determinar seus próprios caminhos de afirmação, do desenvolvimento e de regime político. Há tempos uma conclusão se impôs às forças que lutam pelo socialismo: não há modelo único de regime político-social para abrir caminho a transformações socialistas. A solidariedade devida ao povo da Coreia do Norte, ao Partido do Trabalho da Coreia e seus dirigentes, não implica identidade com qualquer modelo. Neste momento de dor, é mais uma vez indispensável, para afirmar a continuidade da luta frente às ameaças covardes do imperialismo para a afirmação da República Popular Democrática da Coreia, auto-determinados por seu povo.
*publicado originalmente no Blog do Sorrentino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões aqui expressas não necessariamente refletem a posição deste Blog, sendo de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há moderação de caráter ideológico: a ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade.