Por Najla Passos, no site Carta Maior:
Noite de terça-feira (9), Montreal, Canadá. Abertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino. A seleção brasileira estreia com vitória de 2 x 0 sobre a Coreia do Sul. Mais do que isso, registra dois feitos históricos. No início do 2º tempo, Marta, cinco vezes eleita a melhor jogadora do mundo, balança a rede em cobrança de pênalti, atinge a marca 15 gols em mundiais e se torna a maior artilheira da história campeonato. Antes disso, ainda no 1º tempo, Formiga, 37 anos, 20 de seleção brasileira, abre o placar e se transforma na jogadora mais velha a marcar gol em mundiais.
Mostrando postagens com marcador ESPORTE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ESPORTE. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 15 de junho de 2015
quarta-feira, 20 de maio de 2015
“Lampions League”: viva o futebol nordestino!
Por Caio Botelho
A equipe cearense levou o título depois de jogar melhor e vencer as duas partidas, inclusive a que foi disputada na Fonte Nova, lotada por apaixonados torcedores do Tricolor da Boa Terra. O primeiro placar foi 1 x 0 e o segundo 2 x 1, sempre favoráveis ao “Vozão”.
sábado, 6 de dezembro de 2014
Eu sou Estádio, e não Arena
![]() |
| Antiga Fonte Nova lotada em jogo do Bahia |
A frase acima foi retirada de um dos cantos entoados pela Torcida Organizada Bamor, do Esporte Clube Bahia. Sintetiza, de certo modo, o sentimento de que o modelo de Arenas adotado principalmente para atender as exigências da Copa do Mundo não logrou êxito quando o assunto foi a popularização do acesso a esses equipamentos.
O que é no mínimo contraditório, considerando que o futebol é justamente o esporte mais popular em nosso país. Entretanto, até a 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2014, a média de público é apenas de 16.451 torcedores por jogo, com uma ocupação de 40% da capacidade dos estádios por partida¹.
Mesmo o Cruzeiro, campeão do ano e que detém a maior bilheteria por jogo (28.780 torcedores), não ocupa mais do que 47% do Mineirão, cuja lotação é de 61.846 lugares. Já o Flamengo, por sua vez, preenche um pouco mais de um terço (35%) da capacidade de 78.838 lugares do Maracanã.
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
Bom Senso FC, um marco da luta dos boleiros. Parte 1.
A luta, história e perspectivas
Por Pedro Campos, da Revista Vírus Planetário.
Neste artigo é passado um histórico e se apresenta o Bom Senso FC, no próximo falaremos da instituição Burocrática chamada CBF, a realidade do Futebol e dos clubes. Fatores a serem modificados, não só pelos jogadores, mas por todos nós enquanto sociedade. Clique aqui para ler a Parte 2.
A trigésima quarta rodada do campeonato brasileiro, iniciada em 13/11/2013, ficará marcada na história do nosso futebol. Não pela conquista do tricampeonato nacional do Cruzeiro – o time mineiro garantiu matematicamente o título que já estava consolidado fazia muitas rodadas – mas sim pelo primeiro minuto de greve dos atletas de futebol do país.
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Quando a mais-valia chega aos estádios
![]() |
| Foto: Manu Dias |
O sentimento que os brasileiros nutrem pelo futebol é mesmo algo inexplicável. Se é verdade que não é apenas no Brasil que esse esporte desperta paixões, também é fato que por aqui ele ganhou proporções tão elevadas ao ponto de fazer parte de nossa identidade enquanto povo.
Em qual outro canto do mundo podemos facilmente encontrar um grupo de crianças que, com uma bola de meia improvisada, batem um baba em qualquer pedaço de terra que encontram, mesmo que minúsculo? Onde o time de coração deixa de ser tratado apenas como uma empresa e passa a fazer parte da vida do torcedor, influenciando até no seu humor cotidiano? E onde até mesmo obras de concreto, como os estádios, são capazes de despertar uma magia incompreensível?
domingo, 14 de outubro de 2012
UFC: Vale tudo por dinheiro
Por Hélio Doyle, no sítio Brasil 247:
“O brasileiro surpreendeu ao dar um chute rodado que acertou em cheio o rosto do rival. Ainda no ar, Terry ficou desacordado, o que rendeu a Barboza os prêmios de melhor nocaute e luta: o equivalente a US$ 130 mil”.
É assim que o Correio Braziliense relata o desfecho de uma das lutas de “artes marciais mistas” realizadas no sábado, no Rio. Uma exaltação ao chute no rosto, e o agressor ainda é premiado. O campeonato pretensamente esportivo é denominado UFC (Ultimate Fighting Championship) e, como sempre acontece no Brasil (mas não em outros países), ninguém procurou uma tradução. Ao mesmo tempo em que faz campanhas contra a violência na sociedade, permeadas de discursos emotivos e piegas, a Rede Globo transmitiu as lutas em rede nacional, com todos os bordões, maneirismos e histerismos de Galvão Bueno. A emissora tanto critica e lamenta a violência no país, mas ao mesmo tempo a incentiva, mostrando, em rede, homens se agredindo por dinheiro.
“O brasileiro surpreendeu ao dar um chute rodado que acertou em cheio o rosto do rival. Ainda no ar, Terry ficou desacordado, o que rendeu a Barboza os prêmios de melhor nocaute e luta: o equivalente a US$ 130 mil”.
É assim que o Correio Braziliense relata o desfecho de uma das lutas de “artes marciais mistas” realizadas no sábado, no Rio. Uma exaltação ao chute no rosto, e o agressor ainda é premiado. O campeonato pretensamente esportivo é denominado UFC (Ultimate Fighting Championship) e, como sempre acontece no Brasil (mas não em outros países), ninguém procurou uma tradução. Ao mesmo tempo em que faz campanhas contra a violência na sociedade, permeadas de discursos emotivos e piegas, a Rede Globo transmitiu as lutas em rede nacional, com todos os bordões, maneirismos e histerismos de Galvão Bueno. A emissora tanto critica e lamenta a violência no país, mas ao mesmo tempo a incentiva, mostrando, em rede, homens se agredindo por dinheiro.
terça-feira, 17 de abril de 2012
Aldo Rebelo quer democratizar gestão do futebol
O governo federal não anda satisfeito com a maneira como o futebol brasileiro - e o esporte, de modo geral - tem sido administrado no País. E promete agir. A ideia é montar um grupo que reuniria ex-dirigentes e personalidades ligadas ao esporte para elaborar um novo conjunto de normas e diretrizes que regulamentaria a gestão de clubes, federações estaduais e até mesmo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Tudo sob a batuta do Ministério do Esporte.
Um dos aspectos que mais têm incomodado o governo é a perpetuação de cartolas no comando destas entidades. Períodos de 10, 15, 20 anos de uma pessoa na mesma cadeira são considerados abusivos. "Se até para a presidência da República existe um limite de reeleição, por que clubes e federações não teriam este tipo de limitação?", questiona o ministro do Esporte e um dos principais entusiastas da proposta, Aldo Rebelo (PCdoB), em visita realizada ontem ao Estado.
Um dos aspectos que mais têm incomodado o governo é a perpetuação de cartolas no comando destas entidades. Períodos de 10, 15, 20 anos de uma pessoa na mesma cadeira são considerados abusivos. "Se até para a presidência da República existe um limite de reeleição, por que clubes e federações não teriam este tipo de limitação?", questiona o ministro do Esporte e um dos principais entusiastas da proposta, Aldo Rebelo (PCdoB), em visita realizada ontem ao Estado.
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Sobre a criminalização das torcidas organizadas
Por Caio BotelhoHá muito tempo que se discute a questão da crescente violência entre as torcidas organizadas no Brasil, debate que esporadicamente toma um corpo ainda maior quando um desses episódios lamentáveis fazem suas vítimas e tomam conta dos noticiários.
Me lembro que, quando criança, tive a oportunidade de ir algumas vezes antigo estádio da Fonte Nova assistir ao clássico Bahia x Vitória em uma torcida mista, onde tricolores e rubro-negros podiam, lado a lado, torcer para seu time sem nenhuma confusão. Era um verdadeiro programa de família que tive o prazer de repetir algumas vezes em minha saudosa infância.
quinta-feira, 15 de março de 2012
Oposição divulga carta aberta para a torcida do Bahia
A Associação Bahia Livre (ABL) e o Movimento Unidade Tricolor (MUT), que representam uma parcela dos grupos organizados da oposição à atual diretoria do Bahia, divulgaram nessa quarta, 14, uma carta aberta à torcida do Esquadrão onde comentam a decisão da justiça de anular as eleições para a diretoria do clube (que reconduziram Marcelo Guimarães Filho à presidência do Bahia e foram marcadas por graves denúncias de irregularidades) e voltam a cobrar eleições diretas.
“Salvador, 14 de março de 2012
Carta Aberta à Torcida do Bahia
A intervenção decretada no Esporte Clube Bahia é resultado da nossa luta, há mais de uma década, por democracia, transparência e honestidade na condução do clube.
terça-feira, 13 de março de 2012
A queda do cartola Ricardo Teixeira
Por Altamiro Borges
Depois de muita agonia, finalmente os torcedores podem comemorar: na manhã de hoje (12), o cartola Ricardo Teixeira anunciou a sua renúncia à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ao Comitê Organizador da Copa-2014 (COL). A sua queda já era esperada há tempo, mas ele adiou a saída para preparar, nos bastidores, uma transição menos traumática. Quem o substitui na CBF é o seu fiel aliado José Maria Marin, o ex-governador malufista de São Paulo.
Depois de muita agonia, finalmente os torcedores podem comemorar: na manhã de hoje (12), o cartola Ricardo Teixeira anunciou a sua renúncia à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ao Comitê Organizador da Copa-2014 (COL). A sua queda já era esperada há tempo, mas ele adiou a saída para preparar, nos bastidores, uma transição menos traumática. Quem o substitui na CBF é o seu fiel aliado José Maria Marin, o ex-governador malufista de São Paulo.
terça-feira, 6 de março de 2012
Fifa, vagabundos e a soberania nacional
Editorial do sítioVermelho:
As descabidas e inaceitáveis declarações do secretario geral da Fifa, Jérôme Valcke, sobre o andamento das obras para a Copa do Mundo no Brasil estão recebendo as justas respostas de membros do governo brasileiro. As palavras de baixo calão do francês refletem um grande preconceito e desrespeito para com nosso país.
O dirigente da Fifa falou absurdos que ofenderam profundamente não só membros do governo, mas o brio de todos os brasileiros. Em entrevista concedida na última sexta-feira (2), Valcke disse que as obras para a realização do Mundial no Brasil "estão em estado crítico", chegando a dizer que os organizadores "precisavam de um pontapé na bunda" para, segundo ele, as coisas andarem.
As descabidas e inaceitáveis declarações do secretario geral da Fifa, Jérôme Valcke, sobre o andamento das obras para a Copa do Mundo no Brasil estão recebendo as justas respostas de membros do governo brasileiro. As palavras de baixo calão do francês refletem um grande preconceito e desrespeito para com nosso país.
O dirigente da Fifa falou absurdos que ofenderam profundamente não só membros do governo, mas o brio de todos os brasileiros. Em entrevista concedida na última sexta-feira (2), Valcke disse que as obras para a realização do Mundial no Brasil "estão em estado crítico", chegando a dizer que os organizadores "precisavam de um pontapé na bunda" para, segundo ele, as coisas andarem.
domingo, 4 de março de 2012
Aldo Rebelo pede que Fifa retire o contraditório Jérome Valcke
Ao rebater declarações contraditórias do secretário-geral da FIFA, Jérome Valcke, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou neste sábado que vai pedir ao presidente da entidade, Joseph Blatter, que retire Valcke do cargo de interlocutor com o governo do Brasil para os assuntos relacionados a Copa do Mundo de 2014.
"As declarações são inaceitáveis, inadequadas para o governo brasileiro. As declarações contradizem completamente com o que o próprio secretário falou em sua visita no dia 17 de janeiro. As informações não são verdadeiras, porque os estádios estão inclusive adiantados ao cronograma inicial da Copa", disse Rebelo, comentando declarações dadas pelo secretário-geral da Fifa.
"As declarações são inaceitáveis, inadequadas para o governo brasileiro. As declarações contradizem completamente com o que o próprio secretário falou em sua visita no dia 17 de janeiro. As informações não são verdadeiras, porque os estádios estão inclusive adiantados ao cronograma inicial da Copa", disse Rebelo, comentando declarações dadas pelo secretário-geral da Fifa.
sábado, 18 de fevereiro de 2012
Novo golpe contra Ricardo Teixeira
Da revistaCartaCapital:
A batata de Ricardo Teixeira está no forno mais do que nunca. Primeiro, uma reportagem da Folha de S. Paulo revelou que o presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa) tem ligação com a Ailanto Marketing, empresa contratada sem licitação pelo governo do Distrito Federal, então do governador José Roberto Arruda (DEM), para organizar o amistoso entre Brasil e Portugal no estádio Bezerrão, no Gama, em novembro daquele ano.
A batata de Ricardo Teixeira está no forno mais do que nunca. Primeiro, uma reportagem da Folha de S. Paulo revelou que o presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa) tem ligação com a Ailanto Marketing, empresa contratada sem licitação pelo governo do Distrito Federal, então do governador José Roberto Arruda (DEM), para organizar o amistoso entre Brasil e Portugal no estádio Bezerrão, no Gama, em novembro daquele ano.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
O fim do cartola Ricardo Teixeira
Por Altamiro Borges
Os amantes do futebol já preparam as festanças. Há fortes indícios de que Ricardo Teixeira, o cartola que manda e desmanda na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) há mais de duas décadas, deixará o cargo nas próximas horas. A coluna de hoje (16) da jornalista Mônica Bergamo, na Folha, já dá como certa a sua renúncia:
“Ricardo Teixeira teria escolhido a dedo a data para anunciar sua intenção de deixar a CBF: bem pertinho do Carnaval, para que a folia encobrisse o impacto de sua saída da entidade. O desprezo de Dilma Rousseff por Teixeira foi decisivo para esvaziar seu poder, dizem amigos próximos dele. Há alguns dias, em viagem a Brasília, o cartola ‘nem sequer pediu audiência’ a ela, segundo interlocutor. Por um motivo: sabia que bateria com a cara na porta”.
Os amantes do futebol já preparam as festanças. Há fortes indícios de que Ricardo Teixeira, o cartola que manda e desmanda na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) há mais de duas décadas, deixará o cargo nas próximas horas. A coluna de hoje (16) da jornalista Mônica Bergamo, na Folha, já dá como certa a sua renúncia:
“Ricardo Teixeira teria escolhido a dedo a data para anunciar sua intenção de deixar a CBF: bem pertinho do Carnaval, para que a folia encobrisse o impacto de sua saída da entidade. O desprezo de Dilma Rousseff por Teixeira foi decisivo para esvaziar seu poder, dizem amigos próximos dele. Há alguns dias, em viagem a Brasília, o cartola ‘nem sequer pediu audiência’ a ela, segundo interlocutor. Por um motivo: sabia que bateria com a cara na porta”.
domingo, 29 de janeiro de 2012
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Governo, FIFA e CBF: unidos pelo êxito da Copa no Brasil
Para quem queria saber o real motivo da entrevista coletiva realizada no ministério do Esporte, com a presença de Ronaldo Nazário, Aldo Rebelo e Jérôme Valcke, coube ao próprio Ronaldo ir logo explicando. “Estamos aqui para mostrar que governo, FIFA e o Comitê Organizador Local estão absolutamente unidos num só objetivo, que é fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos”.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Gestão “moderna” de Marcelo Guimarães no Bahia promove eleições clandestinas e atrasa salários.

Por Caio Botelho
Há cerca de um mês,
Marcelo Guimarães Filho (MGF) estava sendo reeleito para a presidência do
Esporte Clube Bahia em um processo no mínimo polêmico. Marcada por
irregularidades no Conselho Deliberativo do Clube (a quem cabia eleger o
presidente), a eleição chegou a ser suspensa graças a uma decisão judicial,
tendo sido retomada apenas no dia seguinte. Candidato único, MGF foi reeleito
por unanimidade para um mandato de mais três anos.
Entretanto, se esse
episódio serviu para alguma coisa, foi para evidenciar que a áurea moderna do
jovem presidente, que encanta alguns torcedores, não resiste a uma análise um
pouco mais profunda sobre a verdadeira realidade de um dos mais tradicionais
clubes de futebol do país.
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Barcelona: um exemplo dentro e fora de campo
Do Blog da Revolução Tricolor
Em tempo de verdadeira adoração ao bom futebol praticado pelo Barcelona, e com toda a justiça, diga-se, resolvemos mostrar que o maior Clube do mundo, não é um exemplo só pelos belos gols e maravilhosas jogadas, mas também pela forma como trata seus torcedores e o forte incentivo para que as pessoas se associem.
Em tempo de verdadeira adoração ao bom futebol praticado pelo Barcelona, e com toda a justiça, diga-se, resolvemos mostrar que o maior Clube do mundo, não é um exemplo só pelos belos gols e maravilhosas jogadas, mas também pela forma como trata seus torcedores e o forte incentivo para que as pessoas se associem.
Com novas regras, é anunciada a tabela de jogos do Campeonato Baiano 2012
Até o ano passado o Campeonato Baiano era disputado da seguinte forma: os doze clubes da primeira divisão eram divididos em dois grupos de seis, que jogavam um contra o outro (times do Grupo A contra times do Grupo B e vice-versa), depois, os quatro primeiros de cada grupo eram classificados para a fase seguinte, onde novamente jogavam em turno e returno, mas dessa vez com os membros do mesmo grupo (times do Grupo A contra os times do Grupo A), e os dois primeiros eram classificados para as semi-finais e, em seguida, as finais. Já os dois últimos colocados dos grupos lá na primeira fase protagonizavam um "espetáculo" a parte, disputando entre eles para ver quais iriam descer para a segunda divisão. Confuso, não?
Assinar:
Postagens (Atom)









