A imagem da África ante a opinião pública mundial é baseada em exageros, equívocos e preconceitos. Os principais investidores dos países mais ricos sabem disso há tempos e o Brasil, antes um parceiro privilegiado do continente, vem perdendo espaço para outros emergentes, como a Turquia. Essa é a avaliação de Carlos Lopes, secretário-adjunto da ONU, que em abril esteve no Brasil por uma semana para uma série de compromissos, entre eles a formação do Conselho África, iniciativa do Instituto Lula, congregando historiadores, diplomatas e estudiosos do continente.
Natural da Guiné-Bissau, Lopes é o responsável maior pela África nas Nações Unidas e divide a sede da organização na Etiópia com outros 2 mil funcionários. “Adis-Abeba é a Genebra da África, lá também está a sede da União Africana, com outros 2,5 mil funcionários”, explica.
Mostrando postagens com marcador ENTREVISTAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ENTREVISTAS. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 14 de maio de 2015
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
“A principal dívida do PT é não ter feito a regulação da mídia”, diz o governador eleito do Maranhão, Flávio Dino
![]() |
| Flávio Dino e Dilma Rousseff na Conferência do PCdoB |
Vencedor no Maranhão, político do PCdoB fala em unir forças progressistas no combate à desigualdade e à mídia oligárquica. Para ele, governos Lula e Dilma, ao não mexer com as comunicações, abriram a guarda para o golpismo
Toma posse no governo do Maranhão em 1º de janeiro o comunista Flávio Dino. O candidato do PCdoB derrotou no primeiro turno, com 63,53% dos votos, Lobão Filho, do PMDB e uma coligação de outros 17 partidos, do DEM ao PT, com apoio do Palácio do Planalto. Como Dilma não foi ao estado, corria nas ruas e bastidores que a presidenta (que teve ali 78,76% dos votos) torcia calada por Dino. A militância petista, por sua vez, fez campanha aberta pelo nome que derrotaria o império econômico e midiático das famílias Sarney e Lobão, que detêm jornais e emissoras de rádio e TV, inclusive retransmissoras da Globo e do SBT no estado.
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Piketty: Europa está à beira de uma grave crise política, econômica e financeira
![]() |
| Thomas Piketty |
O economista autor do influente livro "O capital no século XXI" reflete sobre o auge da extrema direita em seu país. "França e Alemanha demonstraram ser egoisticamente míopes em relação à Espanha e à Itália ao renunciar a compartilhar seus tipos de interesse". "É preciso se acostumar a viver com um crescimento fraco". "A ideia segundo a qual é preciso insistir em secar os orçamentos com base em mais austeridade para curar o doente me parece completamente insensata".
Thomas Piketty (Clichy, Francç, 1971), economista da Paris School of Economics, é especialista no estudo das desigualdades econômicas por uma perspectiva comparada. É autor de "O capital no século XXI", obra que vendeu mais de um milhão de exemplares em todo o mundo e que ao ter sido recentemente editado para espanhol e catalão lhe transformou em um dos economistas mais influentes da atualidade.
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Stédile: "O povo quer mudanças, basta o governo ser mais humilde"
![]() |
| João Pedro Stédile |
O quadro referencial do MST João Pedro Stédile acaba de chegar do Vaticano. Pela primeira vez na história da Igreja, oficialmente um papa avaliza uma grande reunião de movimentos populares. No caso, o encontro de uma centena de entidades, pensada e organizada pelos brasileiros do MST com seus colegas de luta pelo mundo. "O papa Francisco demonstra ter consciência das mudanças que precisam ser feitas", afirmou Stédile ao 247.
Mas, de volta ao Brasil, o que esperava o líder dos sem terra era um país em que setores de elite já discutiam as chances de uma quebra da ordem. Mais radicalmente, em cartazetes levados à avenida Paulista, em duas passeatas com menos de 5 mil pessoas no total, alguns pediram a tal "volta dos militares". De modo mais sofisticado, articulações em Brasília, a partir do escândalo de corrupção na Petrobras, vislumbram a chance de envolver a presidente Dilma Rousseff entre o cientes e tomar-lhe, pelo impechment, o poder. Adeptos do caminho mais curto para este fim apostam num golpe de caneta do ministro Gilmar Mendes, do STF, que poderá censurar as contas da campanha do PT e atalhar uma crise institucional.
Mas, de volta ao Brasil, o que esperava o líder dos sem terra era um país em que setores de elite já discutiam as chances de uma quebra da ordem. Mais radicalmente, em cartazetes levados à avenida Paulista, em duas passeatas com menos de 5 mil pessoas no total, alguns pediram a tal "volta dos militares". De modo mais sofisticado, articulações em Brasília, a partir do escândalo de corrupção na Petrobras, vislumbram a chance de envolver a presidente Dilma Rousseff entre o cientes e tomar-lhe, pelo impechment, o poder. Adeptos do caminho mais curto para este fim apostam num golpe de caneta do ministro Gilmar Mendes, do STF, que poderá censurar as contas da campanha do PT e atalhar uma crise institucional.
sábado, 8 de novembro de 2014
Dino: Desenvolver o Maranhão como o PCdoB defende desenvolver o Brasil. Confira entrevista na integra.
Da redação do Portal Vermelho, com informações da Folha
O primeiro governador eleito pelo PCdoB, Flávio Dino (Maranhão), em entrevista concedida ao programa Poder e Política, da Folha de S. Paulo e UOL, destacou que a vitória nas urnas no estado foi uma conquista do povo que derrotou as oligarquias que se instalaram por mais de cinco décadas.
Veja entrevista na íntegra:
O primeiro governador eleito pelo PCdoB, Flávio Dino (Maranhão), em entrevista concedida ao programa Poder e Política, da Folha de S. Paulo e UOL, destacou que a vitória nas urnas no estado foi uma conquista do povo que derrotou as oligarquias que se instalaram por mais de cinco décadas.
Veja entrevista na íntegra:
sábado, 3 de novembro de 2012
Entrevista com Manuela D'Ávila: "fiz a opção de transformar meus sonhos privados em sonhos coletivos"
Publicado no blog Esquina DemocráticaTomando pelo menos um litro de chá durante uma conversa de pouco mais de uma hora na tarde da última quarta-feira, a deputada Manuela D´Ávila (PCdoB) não transparecia qualquer tristeza por ter perdido há um mês a disputa pela Prefeitura de Porto Alegre. Pelo contrário. Manuela estava feliz e realizada. Na conversa que você vê transcrita abaixo, Manuela fala da sua relação com o PT, dos motivos da vitória de Fortunati, de Ana Amélia Lemos e do seu futuro político. Desconversa apenas quando questionada sobre se está de namorado novo. Na segunda-feira retoma seu trabalho na Câmara dos Deputados.
As perguntas que não foram feitas nesta entrevista podem ser feitas diretamente a Manuela na próxima segunda-feira. Às 18h30 ela retoma a prática da twitcam.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Marcelo Gavião: “A população de Salvador precisa recuperar o orgulho de ser soteropolitana”
Por Caio Botelho
Iniciando uma série de entrevistas com personalidades do
mundo político, cultural e acadêmico, o blog Soletrando a Liberdade conversou com Marcelo Gavião.
De seus 32 anos de idade, Marcelo dedicou 17 deles à luta
política, tendo vivido experiências bastante interessantes: quando
secundarista, ajudou a organizar a “Revolta do Buzú” (série de manifestações
estudantis que, em 2003, protestou contra o aumento da tarifa de ônibus ), e
presidiu a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), uma das
entidades de maior base social do mundo, que representa mais de 50 milhões de
estudantes brasileiros.
Também liderou a União da Juventude Socialista (UJS), entidade que conta com mais de 100 mil filiados em todo o país e que é considerada a maior organização política da juventude brasileira.
Ao longo desse percurso, se tornou uma respeitada liderança juvenil, reconhecimento que o fez ser convidado, pelo ex-presidente Lula, para integrar o Conselho Nacional de Juventude entre os anos de 2005 e 2010, além de ter se tornado uma importante referência às mais novas gerações de jovens que também desejam transformar em realidade o sonho de construir um mundo e um país melhores.
Também liderou a União da Juventude Socialista (UJS), entidade que conta com mais de 100 mil filiados em todo o país e que é considerada a maior organização política da juventude brasileira.
![]() |
| Marcelo na posse de Lula em seu segundo mandato (2006) |
Nessa descontraída entrevista, que está mais para um
bate-papo, Marcelo fala sobre o início de sua militância, a experiência à
frente da UBES e da UJS e a história de lutas da juventude brasileira. Mas
comenta também sobre a sua cidade, Salvador, e as “novas ideias” que ele propõe
para melhorar a situação da capital dos baianos.
Confira a íntegra da entrevista a seguir:
quarta-feira, 21 de março de 2012
Alice Portugal: militância será diferencial da campanha do PCdoB
A pré-candidatura da deputada federal do PCdoB, Alice Portugal, à Prefeitura de Salvador propõe um diálogo com toda a cidade em relação aos problemas e atuais carências da capital baiana. Para a comunista, essa é uma das marcas que diferenciam sua pré-candidatura das demais já apresentadas no cenário eleitoral no município.Por Mariana Viel
Em entrevista ao Vermelho, Alice comentou a recente declaração de apoio do prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ao deputado federal e pré-candidato do PT, Nelson Pellegrino. “Obviamente isso faz parte do processo democrático. Vamos construir um debate republicano. Eles [PSD] têm o vice-governador do estado, Otto Alencar, que aqui vem prestando um serviço ao projeto do governador Jaques Wagner”.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
“Não existe neutralidade na imprensa”
Por Samir Oliveira, no sítio Sul21:
O diretor de redação do jornal francês Le Monde Diplomatique, Ignácio Ramonet, acredita que a mídia deveria se posicionar claramente sobre a linha ideológica e política que segue. Doutor em Sociologia e professor de Teoria da Comunicação, o jornalista, que comanda um periódico abertamente de esquerda, diz que não existe a tão aclamada neutralidade da imprensa.
“Um jornal que diz que é objetivo é um jornal alinhado à direita e que tenta esconder seu ponto de vista”, explica. Ramonet entende que os veículos de comunicação deveriam deixar claras as posições políticas e ideológicas que defendem. “Não tenho nada contra um jornal ser de direita, acho interessante que existam. Mas que fique claro que representa o ponto de vista dos empresários, da burguesia e da classe conservadora”, aponta.
O diretor de redação do jornal francês Le Monde Diplomatique, Ignácio Ramonet, acredita que a mídia deveria se posicionar claramente sobre a linha ideológica e política que segue. Doutor em Sociologia e professor de Teoria da Comunicação, o jornalista, que comanda um periódico abertamente de esquerda, diz que não existe a tão aclamada neutralidade da imprensa.
“Um jornal que diz que é objetivo é um jornal alinhado à direita e que tenta esconder seu ponto de vista”, explica. Ramonet entende que os veículos de comunicação deveriam deixar claras as posições políticas e ideológicas que defendem. “Não tenho nada contra um jornal ser de direita, acho interessante que existam. Mas que fique claro que representa o ponto de vista dos empresários, da burguesia e da classe conservadora”, aponta.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Entrevista com Samuel Guimarães: "os ricos mais ricos e os pobres mais pobres"
Samuel Pinheiro Guimarães participou como debatedor do Fórum Social Temático em Porto Alegre e concedeu essa entrevista ao jornal argentino Página 12, que publicamos na íntegra a seguir:
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Orlando Silva: “Sofri uma derrota pessoal, mas conquistei uma vitória coletiva”
Em entrevista à Princípios, o ex-ministro do Esporte, Orlando Silva, analisa o “pesadelo” que viveu recentemente, quando a mídia e setores da oposição ultrapassaram todos os limites em uma sórdida campanha para derrubá-lo.No último dia 29 de novembro, dirigentes do Partido Comunista do Brasil protocolaram na Vara Civil Especial de Brasília três ações judiciais contra as empresas Globo e Abril e jornalistas da revista Veja, autores de matérias caluniosas contra o partido e contra o então ministro do Esporte, Orlando Silva, que deixou o ministério no final de outubro.
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Protógenes Queiroz: Serra está desesperado

São Paulo – O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) disse nesta quarta (11) que é gesto de “desespero” a crítica de José Serra (PSDB) à CPI da Privataria. Na véspera, o ex-governador paulista Serra classificou de “palhaçada” a eventual instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito, pedida por Protógenes, para investigar privatizações de estatais durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
O deputado lembrou que as assinaturas colhidas para a abertura da comissão foram protocoladas em dezembro, com o apoio de 185 parlamentares – 14 a mais do que o mínimo exigido pela Constituição. “Na primeira semana de fevereiro vamos saber a tramitação que o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), dará ao pedido. Mas será instalada”, acredita. Ele antecipou que logo após o carnaval os trabalhos da CPI já devem se iniciar.
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Gérard Duménil: crise do neoliberalismo entra na segunda fase
O economista francês Gérard Duménil é autor de vários livros e ensaios sobre o capitalismo contemporâneo. Em 2011 publicou, em parceria com Dominique Lévy, o livro The crisis of neoliberalism (Harvard University Press, 2011).
Duménil esteve na Unicamp para uma palestra sobre a crise atual no Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) no âmbito do programa de pós-graduação em ciência política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Na ocasião, concedeu a entrevista a seguir ao cientista político Armando Boito Júnior, professor titular do IFCH.
Duménil esteve na Unicamp para uma palestra sobre a crise atual no Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) no âmbito do programa de pós-graduação em ciência política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Na ocasião, concedeu a entrevista a seguir ao cientista político Armando Boito Júnior, professor titular do IFCH.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Presidente da UNE faz balanço e aponta os desafios de 2012
Segundo o presidente da UNE, Daniel Iliescu, que tomou posse em julho deste ano, os jovens da América Latina vivem a sua melhor fase: “O movimento estudantil está mais forte e amadurecido do que nunca. E isso não vale apenas para o Brasil”, declara nesta entrevista de balanço, previsões e perspectivas para 2012.
sábado, 31 de dezembro de 2011
Entrevista com Beth Carvalho: "Só acredito no modelo socialista, é o único que pode salvar a humanidade”
Reproduzimos a seguir entrevista da sambista Beth Carvalho, concedida ao Portal Ig em novembro de 2011. Entre diversos assuntos, a cantora responde com maestria as perguntas manipuladas do Portal, reafirma seus ideais socialistas, defende Cuba e Venezuela, e acusa a CIA de querer acabar com o samba brasileiro.
domingo, 25 de dezembro de 2011
Renato Rabelo: Um PCdoB mais forte ideologicamente e organizado
Em entrevista ao Portal Vermelho, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, falou das perspectivas eleitorais do PCdoB em 2012, definidas por ele como um importante momento de “acumulação de forças”. Segundo ele, o Partido tem registrado, a cada pleito, um importante crescimento e as eleições majoritárias [para prefeitos] serão importantes para que o PCdoB se torne ainda mais conhecido pela população.
Por Mariana Viel
Assinar:
Postagens (Atom)





