Mostrando postagens com marcador OPINIÃO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador OPINIÃO. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Lutar com as armas necessárias

Por Caio Botelho

Imaginem a seguinte situação: em um duelo, combina-se que os dois oponentes poderão usar apenas espadas. Mas na hora do confronto um deles aparece com uma pistola. O que o outro deve fazer? Seguir a regra e lutar com uma espada mesmo sabendo que a derrota será certa, ou jogar essas regras para o alto e sacar uma arma também, para ao menos competir em condições de igualdade?

É essa a situação do governo de Maduro, na Venezuela. A oposição golpista abre mão do jogo democrático e do Estado de Direito para inviabilizar a governabilidade e criar as condições para apear do poder a força política eleita livremente. Esta, por sua vez, tem o direito - e mesmo a obrigação - de usar os meios necessários para garantir que a vontade popular seja respeitada. Todos eles, sem ingenuidade.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A responsabilidade maior pelo desastre

Por Caio Botelho

Sabe quem é o maior responsável pela eleição do bandido Eduardo Cunha para a presidência da Câmara? O PT.

A cúpula petista, completamente adaptada aos corredores do poder, prioriza alianças fisiológicas em nome da tal "governabilidade". Foram eles que preferiram governar com o PMDB do que marchar ao lado do povo. Que ao menos aprendam a lição e mudem os rumos da articulação política do governo.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A Grécia manda ao mundo um recado

Alexis Tsipras, líder do Syriza, é o novo primeiro-ministro da Grécia

A Grécia envia ao mundo uma bela notícia com a eleição do partido de esquerda Syriza, eleito com uma plataforma avançada e de combate às medidas anti-povo que transferiram para a classe trabalhadora a conta da crise do capitalismo. Agora, é confiar que os trabalhadores gregos e as forças revolucionárias lideradas pelo KKE (Partido Comunista) saberão cobrar a execução dessas medidas com sabedoria, para que elas sejam apenas o primeiro de outros passos que podem ser dados por aquele país. Aos setores progressistas no Brasil e no mundo, acompanhemos com atenção os rumos do novo governo.

domingo, 11 de janeiro de 2015

A questão não é ser ou não ser Charlie Hebdo

A questão não é ser ou não ser Charlie Hebdo. A questão é ser ou não ser hipócrita. O condenável ataque à revista francesa matou 12 pessoas e causou uma comoção mundial comparável apenas com o 11 de setembro. O que é justo, dado caráter bárbaro do fato. Mas há menos de um ano, quando uma ofensiva israelense matou mais de 2 mil palestinos na Faixa de Gaza, não se viu tamanha comoção. Não se viu condenações vorazes de líderes mundiais. Não ocorreu nenhuma "Marcha da Unidade". Na lógica de alguns, vidas europeias e estadunidenses valem centenas de vezes mais do que vidas palestinas ou africanas. É mais do que necessária a luta por um mundo com paz, mas paz para TODOS OS POVOS!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Ódio gera ódio

Infelizmente, ódio gera ódio. Nessa quarta-feira, a França e o mundo assistiram a um condenável ataque terrorista realizado por fundamentalistas. Estes, que devem ser implacavelmente combatidos, nada mais são do que o produto das guerras promovidas pelas nações imperialistas contra países árabes, alimentando justamente esse sentimento mesquinho que é o ódio. Hoje foi um dia de terror em Paris. Todos os dias são dias de terror entre os povos que sofrem com as ocupações. Que a humanidade evolua para um mundo de paz, algo que somente será possível com o fim do sistema que alimenta as guerras e a intolerância.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Para Catanhêde, mercado tem que mandar mais que o povo

Eliane Catanhêde na Globo News: "É preciso um ministro da Fazenda que tenha relação com o mercado e que tire das mãos da Dilma a condução da economia".
Tipo: dane-se o processo eleitoral que acabou de ser realizado e que ELEGEU a Dilma para presidência da República. Os interesses do "mercado", de acordo com a golpista, devem falar mais alto do que a opinião da maioria do povo brasileiro. Essa é a visão tacanha dos que foram derrotados nas urnas, mas que trabalham de todas as formas inviabilizar o novo mandato do campo progressista.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Impressões de uma viagem à Síria

Refugiados na fronteira da Síria com o Líbano
Foto: Leandro Taques
Por Caio Botelho*

Entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro, uma delegação de brasileiros visitou a República Árabe da Síria em uma missão de solidariedade ao país, atingindo por uma guerra civil que já dura quase três anos e contabiliza mais de 120 mil vítimas fatais. Como tivemos a oportunidade de integrar essa missão, compartilhamos algumas impressões dessa marcante experiência.

Desde o início dos conflitos, em março de 2011, a imprensa internacional esforça-se para criar uma versão sobre o que ocorre no país árabe e vendê-la ao resto do mundo. De acordo com ela, os “revolucionários” (como assim são chamados) lutam por democracia e contra a ditadura do presidente Bashar Al Assad. É um outro tipo de guerra que está sendo travada, a guerra midiática.

Mas não é preciso tornar-se um arabista para entender que o que ocorre na Síria é bem diferente do que pinta a mídia e as grandes potências mundiais. Tem muito mais coisa em jogo nesse conflito.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A tarefa é disputar os rumos do movimento!

Por Caio Botelho
Desde a semana passada grandes mobilizações estão sacudindo o Brasil. Inicialmente se tratavam de protestos contra o aumento na tarifa de ônibus, metrô e trem na cidade de São Paulo, mas que se tornaram nacionais e resultaram em um movimento com imensa pluralidade de reivindicações, de todos os tipos. Um dos fatos que contribuíram para a multiplicação desses atos foi a indignação do povo com a truculenta reação da Polícia Militar do governo de Geraldo Alckmin, do PSDB, contra os que protestavam por um transporte público de qualidade.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ACM Neto quer trazer "camarotes com conceito" para o Campo Grande

Por Caio Botelho
Nos últimos anos os camarotes têm se tornado um dos principais problemas do carnaval de Salvador. A sua proliferação e elitização tem reduzido consideravelmente o espaço que antes era reservado ao "folião pipoca". Sem contar com a pouca fiscalização e regulamentação dos órgãos públicos, especialmente da Prefeitura. Assim, meia-dúzia de empresários lucram milhões sem nenhuma contrapartida concreta para a cidade e para os que nela vivem. Pior: apenas acentuam o apartheid que vem virando marca registrada da festa momesca.

Mas parece que o novo prefeito da cidade, ACM Neto (DEM), ainda não está satisfeito. Em entrevista ao jornalista Zé Eduardo, publicada no site Bocão News nessa terça-feira, 12 (leia aqui), o chefe do poder executivo soteropolitano confirmou que entre as mudanças que a Prefeitura pretende promover no Circuito Osmar (Campo Grande) para o carnaval de 2014 está a ideia de trazer o que ele chama de "camarotes de conceito" para, segundo ele, "trazer luz e brilho para esse circuito".

domingo, 6 de janeiro de 2013

O espírito dos "Torquemadas modernos"

Pensando comigo mesmo, conclui que é incrível como hoje em dia algumas pessoas incorporam com tanta facilidade o espírito de "juízes". Se você possui uma ideologia distinta, você é ladrão. E ponto.  

Obviamente, são pessoas que não costumam fazer um bom debate, discutir a fundo e de forma respeitosa as questões relacionadas à política. Basta que você pense diferente delas para receber mais um dos rótulos inspirados dos manuais de 1964, pois quando se vêem encurralados em uma discussão, rapidamente soltam os adjetivos: "petralha!", "mensaleiro!", "ladrão!"... e por aí vai...

São pessoas intolerantes, que geralmente buscam preencher com sarcasmo a completa incapacidade para formular ideias coerentes. E quando nem o sarcasmo funciona, comportam-se como "Torquemadas modernos" (aquele famoso juiz da Santa Inquisição). Consideram-se paladinos da moralidade. Mais que isso: acham que são os únicos no planeta que possuem moral para falar alguma coisa. Os outros são aqueles adjetivos já citados...

Mas que destilem ódio e preconceito: a história é bela, e nada como o seu decurso para demonstrar quem, efetivamente, contribuiu para o avanço civilizacional de nosso país e do nosso povo.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Kátia Alves na Limpurb

ACM Neto nomeou para a Limpurb a delegada Kátia Alves, ex-secretária de segurança pública nos governos carlistas e responsável, dentre outras coisas, pela invasão da UFBA pela PM em 2001, pela indústria de grampos clandestinos montada a mando do então manda-chuva Toninho Malvadeza e por uma das maiores crises de segurança que a Bahia já viveu.

De fato, o novo prefeito de Salvador ratifica o ditado: "diga-me com quem andas, que te direi quem és".

sábado, 3 de novembro de 2012

Esquecer o passado? Jamais!

Fico enojado toda vez que alguém afirma que "devemos esquecer o passado" de certos políticos e de seus partidos. Mas ora, pessoas foram perseguidas, demitidas, presas, exiladas e mortas nesse passado. Esses "certos políticos" construíram grandes fortunas, impérios midiáticos e impuseram ao povo décadas de despotismo escancarado. Chegaram ao ponto de preparar filhos e netos para serem sucessores, como se vivêssemos em uma monarquia. E agora, algumas pessoas - umas bem intencionadas, outras não - me propõem esquecer, passar uma borracha em tudo isso e "olhar para o futuro", como se o futuro não fosse resultado da cadeia de acontecimentos ocorridos no presente e no passado. É como diz o velho jargão: "um povo que não conhece sua história, está fadado a repeti-la".