terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Alice Portugal acredita no sucesso das negociações entre governo e PM's em greve

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), as negociações para acabar com a greve dos policiais militares na Bahia está sendo bem conduzida pelo governo estadual. Ela não vê necessidade de abrir mais um contencioso com a entrada de parlamentares federais nas negociações. E defende o movimento reivindicatório, mas critica o que considera “um transbordamento” do movimento.

“As coisas já estão bastante encaminhadas, o governador (Jacques Wagner) montou uma mesa de negociação, que está em debate permanente, construindo saídas e aponta com parcelamento de gratificação”, conta a parlamentar, acrescentando que “o Governo da Bahia está encaminhando muito bem e espero evidentemente que tudo que o governador está dizendo seja cumprido. 90% não será punibilizado porque são homens e mulheres de bem na PM e quem cometeu atos de vandalismo tem que ser judicializado”.

Em nota, UJS defende direito de greve, mas critica métodos usados por policiais baianos


A União da Juventude Socialista (UJS) vem a público expressar a sua opinião sobre a greve da Polícia Militar baiana deflagrada no último dia 31 de janeiro.

Para a UJS, a greve é um direito legítimo e uma importante forma de luta dos trabalhadores. Entretanto, a responsabilidade e o bom senso devem imperar para que esse instrumento de luta do povo não se transforme em instrumento de luta contra o povo, como vem ocorrendo.

Nos solidarizamos com as justas reivindicações dos policiais, que defendem melhores condições de trabalho, salários justos e pagamentos de gratificações asseguradas por lei. Mas não podemos ser coniventes com intimidações, atos de violência e vandalismo que tem cultivado um clima de medo e terror em Salvador e nas principais cidades baianas. Não se faz uma greve com armas em punho – ela perde a sua legitimidade quando a força das ideias é substituída pela força física, por crianças como escudo humano, por tiros ao alto e pela promoção do pânico.

CUT: “Privatizar é coisa de tucano”

Por Leonardo Severo, no sítio da CUT:

“Dilma, eu não me engano, privatizar é coisa de tucano”, entoaram nesta segunda-feira (6) manifestantes concentrados em frente à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), contrários ao processo de privatização dos aeroportos.

O protesto reuniu militantes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central de Movimentos Populares (CMP), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Pátria Livre (PPL), que se pronunciaram contra a entrega do patrimônio público nacional. A privatização dos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, de Viracopos, em Campinas, e Juscelino Kubitschek, em Brasília, que juntos respondem por 30% da movimentação dos passageiros, 57% da carga e 19% das aeronaves do sistema brasileiro foi denunciada como um “crime de lesa-Pátria”.

PCdoB condena atos de violência e defende retorno à normalidade

A direção do Partido Comunista do Brasil emitiu na manhã desta terça-feira (7) uma nota em que condena os atos de violência praticados pelos policiais militares amotinados há uma semana e presta solidariedade às medidas tomadas pelo governador Jaques Wagner (PT). Leia a nota na íntegra a seguir:

PCdoB apóia o governo Wagner e defende restabelecimento do estado de direito democrático

A Executiva Estadual do PCdoB na Bahia, após reunião realizada nesta segunda-feira (5/2), emitiu a seguinte posição sobre a greve da PM e seus desdobramentos: