sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Alice: se o que eu tomei de abraço e beijo viesse de voto...

Apesar do tom amistoso do deputado federal Nelson Pelegrino (PT) ao reforçar o discurso de que os governistas devem se lançar unidos na corrida pela prefeitura de Salvador este ano, ele como capitão, a sua colega de Câmara, Alice Portugal (PCdoB), deixou as ruas da Cidade Baixa mais convicta de que a sua intenção de navegar rumo ao Palácio Thomé de Souza é plausível. “Sem dúvida. Se o que eu ganhei de abraço e beijo vier em voto...”, brincou a comunista, em entrevista ao Bahia Notícias, no fim da tarde desta quinta-feira (12). Ao salientar já estar “na fase de discutir propostas para a cidade”, a parlamentar enfatizou o discurso de que não há mais conversas sobre a primeira fase da eleição, como queria o aliado petista. “Não duvido disso. Insisto nessa tese. Se disputar o primeiro turno separados fosse algo perigoso, mas decididamente não é. A política não é uma ciência exata. Nós [PCdoB] temos um objetivo de solidificar as nossas propostas. Nós temos uma necessidade histórica e política de lançar um nome nosso. Isso é legítimo. Vamos verificar como a cidade reage a cada proposta”, salientou.

VÍDEO: Em mais uma demonstração de abuso, soldados dos EUA urinam sobre cadáveres afegãos

EUA: Urinando sobre as nossas cabeças

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

A sensibilidade contemporânea foi em grande parte anestesiada pela naturalização midiática da violência social e política. Imagens e relatos burocratizados descarnam corpos e estatísticas de sua história e humanidade. Intencional ou não, o mecanismo dissolve a fronteira que separa a vítima do algoz. Mesmo o sangue, assim derramado, não deixa espaço para suas causas seminais. Às vezes um ruído cênico sacode a monotonia.

Crise versus Desenvolvimento: o olhar crítico de Karl Marx

Mais uma contribuição de Karl Marx chega aos olhos do público. O texto em questão foi encontrado graças um projeto iniciado em 1990, pelo Instituto Internacional de História Social, que conserva a maior parte dos manuscritos de Marx e Engels.

O artigo é um das descobertas do projeto Mega – Marx-Engels GesamtAusgabe, que, a partir dos arquivos de Karl Marx, está organizando a sua imensa obra ainda inédita: 114 volumes, o último dos quais será publicado em 2020.

Sem dúvida, uma leitura necessária para refletir sobre o desenvolvimento social e nestes tempos de crise.

Amaury: CPI da Privataria mostrará 'roubalheira geral'

Autor de um dos livros brasileiros mais vendidos em dezembro de 2011 e janeiro deste ano, o jornalista mineiro Amaury Ribeiro Júnior afirmou que vê com naturalidade a reação do ex-governador José Serra (PSDB) ao conteúdo de A Privataria Tucana. Para ele, quando a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as privatizações promovidas durante a década de 1990 for instalada na Câmara Federal, o tucano terá revelado seu lado "autoritário" e blindado pela mídia.

Festa do Bonfim reúne milhares de pessoas em Salvador

As ruas da Cidade Baixa, na capital baiana, ficaram estreitas para a multidão que participou nesta quinta-feira (12) da Lavagem do Bonfim, em Salvador. Milhares de pessoas prestigiaram o evento, percorrendo pelo menos parte do percurso de 8 km que separa a Igreja da Conceição da Colina Sagrada, onde acontece a tradicional lavagem das escadarias. O PCdoB levou suas bandeiras e militantes para a festa, que contou ainda com a participação de muitas outras lideranças políticas.

Fidel Castro: A paz mundial pende por um fio

Ontem tive o prazer de conversar tranquilamente com Mahmoud Ahmadinejad. Não o via desde setembro de 2006, há mais de cinco anos, quando visitou nossa pátria para participar na 14ª Cúpula do Movimento de Países Não Alinhados que teve lugar em Havana, onde pela segunda vez Cuba foi eleita presidente dessa organização pelo tempo estabelecido de três anos. 


Por Fidel Castro


Eu tinha ficado gravemente enfermo em 26 de julho de 2006, um mês e meio antes da mesma, e só podia sentar na cama. Vários dos mais distinguidos líderes que assistiam ao evento tiveram a amabilidade de visitar-me. Chávez e Evo o fizeram mais de uma vez. Um meio dia vieram quatro, dos quais sempre recordo: Kofi Annan, secretário-geral da ONU; um velho amigo, Abdelaziz Buteflika, presidente da Argélia; Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã; e um vice-ministro das Relações Exteriores do governo da China e atual chanceler desse país, Yang Jiechi, representando o líder do Partido Comunista e presidente da República Popular da China, Hu Jintao. Foi realmente um momento de importância para mim que com grande esforço reeducava a mão direita que havia sofrido um sério acidente na queda em Santa Clara.