quinta-feira, 8 de março de 2012

CTB e Força criticam timidez na redução da taxa de juros

Em notas divulgadas logo após o anúncio da decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de reduzir a taxa básica de juros (Selic) para 9,75% ao ano, a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e a Força Sindical analisam a diminuição dos juros em em 0,75 ponto percentual como uma medida "tímida".

As centrais ressaltaram que o Brasil ainda é um dos campeões mundiais dos juros reais altos. Segundo o presidente da CTB, Wagner Gomes, a redução ainda está "longe de contemplar as reivindicações do movimento sindical e dos setores produtivos do empresariado". O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, cobrou "um pouco mais de ousadia" e afirmou que uma redução mais acentuada "traria enormes benefícios para o setor produtivo, que gera emprego e renda e anseia há tempos por um crescimento expressivo da economia".

Os ataques à Comissão da Verdade

Editorial do jornal Brasil de Fato:
A mais recente movimentação de setores militares da reserva objetivando impedir o conhecimento público e a investigação de fatos ocorridos principalmente entre 1964 e 1988 expressa o que há de mais atrasado e retrógrado. É mais um ataque, dos vários que estão por vir, à Comissão Nacional da Verdade. O pacote reacionário que se apresentou no nefasto manifesto “Alerta à nação – eles que venham por aqui não passarão”, além buscar neutralizar ou acabar com a Comissão da Verdade, também tenta deslegitimar instituições democráticas e pessoas que se dedicam à luta pelos direitos humanos.