Mostrando postagens com marcador MOBILIDADE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador MOBILIDADE. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Helsinki pretende acabar com os carros num futuro próximo

Helsinki, Finlândia. Cidade pretende acabar com o transporte individual
a partir de 2015. (Foto: Álvaro Sanchez).
Helsinki, capital da Finlândia, pode dar adeus ao transporte individual automotivo a partir de 2015. Teste para sistema impressionante de integração entre veículos urbanos tomam forma e jovens cidadãos não querem sequer saber de comprar carros.
Dispor de um sistema de transporte público confiável e eficiente é uma meta de muitas cidades para desincentivar o uso dos automóveis e, assim, evitar os danos ambientais que eles causam. Há poucos dias, o poder público de Helsinki (Finlândia) anunciou um ambicioso plano que busca fazer, a partir do próximo ano, com que seus cidadãos não tenham motivos para utilizar os carros em 2025.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O impacto das faixas de ônibus em SP

Considerando a média nacional, 190 pessoas são transportadas em 127
carros, enquanto a mesma quantidade de passageiros caberiam em dois
ônibus. Decisão de priorizar o transporte coletivo é a mais interessante,
mas ainda encontra resistências.
Por Rodrigo Gomes, na Rede Brasil Atual:
 

A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo divulgou estudo no fim de dezembro apontando que os 291 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus reduziram em 38 minutos o tempo médio de viagem na capital paulista em 2013. Segundo o estudo, a velocidade média dos coletivos cresceu 45% se comparada ao período anterior à criação das vias exclusivas, indo de 16 para 20 quilômetros por hora. O índice apresenta equilíbrio com os dados apresentados em setembro, quando havia 160 quilômetros de faixas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) considerou as velocidades médias praticadas nas faixas e, também, a situação do trânsito em geral, após a implementação das faixas. Foram realizadas cronometragens dentro dos ônibus e o impacto do aumento de velocidade sobre um universo de 3 milhões de usuários diários.