Mostrando postagens com marcador MOVIMENTO ESTUDANTIL. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador MOVIMENTO ESTUDANTIL. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Ensino Médio: em busca de um novo modelo

A reforma do Ensino Médio é pauta antiga do movimento educacional
Por Cinthia Rodrigues e Thais Paiva, na Carta Capital

Desde a primeira edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2005, o Ensino Médio obteve o pior resultado entre as etapas de ensino avaliadas. Na última década, enquanto o Ensino Fundamental melhorava, ainda que a passos lentos, a última etapa da educação básica estacionou: subiu um décimo a cada biênio e nada na última edição do Ideb, divulgada em setembro. O resultado repetiu os índices de 2011, 3,7 pontos, e ficou abaixo da meta projetada de 3,9. A superação da evasão também estagnou: metade dos que começam não concluem o Ensino Médio.

Os dados parecem ter levado especialistas, gestores e educadores a concordar em relação à necessidade de mudança. “É uma fase historicamente sem identidade. Acabou moldada para preparar o processo seletivo para o Ensino Superior, quando na verdade apenas um em cada cinco farão faculdade”, resume a secretária Estadual de Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida, cujo Ideb caiu de 3,1 para 2,7 no Ensino Médio.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

VÍDEO HISTÓRICO: Confira o discurso de Fidel Castro no Congresso da UNE

Durante uma de suas visitas ao Brasil, o líder da revolução cubana, Fidel Castro, participou do 46º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado em 1999 na cidade de Belo Horizonte (MG). Milhares de estudantes assistiram o discurso de quase duas horas do então presidente de Cuba que, naquela oportunidade, foi aclamado como presidente de honra da UNE, título que ostenta até hoje.

Veja abaixo o vídeo com a íntegra do discurso de Fidel:

sábado, 11 de janeiro de 2014

As lutas de massas no ano do embate eleitoral

Editorial do Portal Vermelho.

O ano de 2014 pode assinalar um importante avanço no desenvolvimento dos movimentos sociais, que anunciam uma movimentada agenda. Um ano eleitoral indica que será um período repleto de lutas. E nada mais natural que a luta dos movimentos sociais se incorpore à luta eleitoral, que elas se somem para ampliar as bandeiras e principalmente as conquistas.

As grandes manifestações de junho de 2013 vibraram como um sinal de alerta de que as conquistas, uma vez iniciadas, precisam avançar. Para tanto, esse avanço demandará grandes embates para que o poder político não sofra retrocessos. Isto indica que as agendas dos movimentos, tanto sindical, de juventude, de mulheres e de outras organizações sociais, devem ser intensas e convergentes para a construção de um campo político com bandeiras destacadas da esquerda e da luta da classe trabalhadora.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A verdade sobre a falta de atendimento de primeiros socorros na UNIJORGE

Por Caio Botelho*
Na noite dessa quinta-feira, 25, uma jovem de identidade ainda não revelada passou mal dentro do ônibus onde estava. Por obra do destino, o ônibus parou em frente ao Campus Paralela da UNIJORGE e ela foi resgatada por estudantes que imaginavam poder contar, na Instituição, com atendimento de primeiros socorros. Estavam errados, e a despeito do heroico esforço feito por esses estudantes, por professores e funcionários, a jovem veio a óbito.

Em primeiro lugar, gostaria de manifestar as minhas condolências aos familiares e amigos pela perda.

Porém, tenho a convicção de que esse episódio não foi uma mera fatalidade, fruto do acaso. Há muito tempo a UNIJORGE vem sendo alertada quanto à falta de profissionais e equipamentos de primeiros socorros. Uma Instituição desse porte, onde circulam diariamente cerca de 20 mil pessoas, tem a obrigação de garantir aos que nela transitam os primeiros socorros em situações de emergência que, como sabemos, podem salvar vidas. 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O olhar dos estudantes sobre o Plano Nacional de Educação (PNE)

Por Caio Botelho*
Está tramitando no Congresso o Plano Nacional de Educação (PNE), projeto de lei que tem o objetivo de delinear os rumos da educação brasileira até o ano de 2020. No total, são apresentadas 10 diretrizes e 20 metas que, grosso modo, definem o que será (de acordo com os objetivos do governo) o nosso sistema educacional daqui a quase 10 anos.  Essas metas são subdivididas em uma série de “Estratégias”, que têm a finalidade de apontar o caminho a ser percorrido para que as metas sejam cumpridas.

D.A. Orlando Gomes promove debate sobre o novo Código Florestal

Dando continuidade ao projeto "Trocando em Miúdos", o Diretório Acadêmico Orlando Gomes, do curso de Direito da UNIJORGE, promoverá nessa quinta-feira, 5/04, às 9h00 no Auditório Zélia Gattai (UNIJORGE - Campus Paralela) um debate sobre o novo Código Florestal, projeto de lei que traz modificações na legislação ambiental brasileira e que está tramitando no Congresso Nacional.

O debate é aberto ao público e contará com a presença de Francisco Nelson, engenheiro agrônomo e diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP); de Kitty Tavares, da Secretaria de Meio Ambiente do Governo da Bahia; de Júlio Rocha, professor da UFBA; além do deputado estadual Marcelino Galo (PT), este último a confirmar.

Os estudantes da UNIJORGE que participarem do evento terão direito a 3 horas de atividades complementares.

quarta-feira, 28 de março de 2012

ANPG fará paralisação nacional nesta quinta (29) por reajuste de bolsas

Carlos Lordelo, do Estadão.edu
Alunos de pós-graduação planejam paralisar as atividades acadêmicas e de pesquisa nesta quinta-feira, 29, para reivindicar o reajuste imediato do valor das bolsas de mestrado e doutorado, congelado há quatro anos.
Os estudantes pedem aumento de 40%. Hoje um mestrando ganha R$ 1,2 mil e um doutorando R$ 1,8 mil mensais das agências de fomento à pesquisa do governo federal (Capes e CNPq).
Foi a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) que convocou a greve. Segundo a entidade, o pedido de reajuste leva em conta a previsão de investimentos do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia e a inflação acumulada do período, de cerca de 20%.
"Estamos há dois anos negociando com o governo e apresentando nossa manifestação, mas os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia são irredutíveis", diz a presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, de 32 anos. Ela faz doutorado em Educação na PUC-SP.
Elisangela critica o corte de 23% no orçamento do MCT para este ano. "Isso vai na contramão do desenvolvimento do País. O governo deveria responder à crise econômica com mais investimentos, em especial em ciência e tecnologia."

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Para a UNE, corte de R$ 2 bi na educação vai na contramão dos interesses do país

O Ministério do Planejamento divulgou na última quarta-feira (15) um corte do Orçamento de 2012 de R$ 55 bilhões. Na educação, o corte será de R$ 1,938 bilhões. O corte vai contra a principal bandeira de luta do movimento estudantil brasileiro: maiores investimentos na educação, uma vez que a mesma é o pilar para a construção de um projeto de desenvolvimento para um Brasil mais democrático, soberano, ambientalmente sustentável e socialmente includente.


Assim como as entidades do movimento estudantil, UNE, União Brasileira dos Estudanes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), todas as entidades do movimento social brasileiro estão se posicionando contra o corte por considerarem que áreas como a educação, trabalho, saúde e moradia, no campo e na cidade, são áreas essenciais para a vida do povo e para o desenvolvimento nacional.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval de Porto Alegre homenageia a União Nacional dos Estudantes

A Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina levou a história de luta dos estudantes para a avenida no carnaval desse ano de Porto Alegre (RS), com uma bela homenagem à União Nacional dos Estudantes. Confira os principais momentos do desfile:


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

UNE pressiona por aprovação do Estatuto da Juventude

O Estatuto da Juventude (PLC 98/11) estará, nesta quarta-feira (15), novamente na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal brasileiro. A discussão e a votação do item deveriam ter ocorrido na última quarta-feira (8), mas foram adiadas para esta semana. Movimentos de estudantes prometem pressionar os senadores para aprovar o Estatuto.

Para chamar a atenção da sociedade e pressionar os parlamentares, a União Nacional dos Estudantes (UNE) convoca para esta quarta-feira, às 13h, uma grande “guerrilha virtual”. O objetivo é claro: mobilizar e pressionar os senadores a aprovarem imediatamente o Estatuto da Juventude.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Estudante perde a visão após ser atingido pela PM em Teresina

.“Eu também estava sentado na Frei Serafim. Quando a Tropa de Choque dispersou os estudantes, também corri. Foi quando vi que um grupo permaneceu sentado e estava sendo pisoteado. Pensei comigo: ‘Pô, não precisa disso’. Então, voltei para ajudar”. O depoimento acima é de Hudson Christh Silva Teixeira, 21 anos, estudante de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e auxiliar administrativo substituto do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.



O cenário? Avenida Frei Serafim, terça-feira, dia 10 de janeiro de 2012, pouco mais de uma semana atrás, quando cerca de 500 policiais militares marcharam sobre um grupo de manifestantes que protestavam pacificamente contra o aumento do preço da passagem de ônibus e a integração parcial do transporte coletivo de Teresina.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Protestos em Teresina seguem intensos

Por Juliana Sada, no blog Escrevinhador:

A cidade de Teresina, capital do Piauí, é palco de mais de dez dias consecutivos de protestos contra o aumento da passagem de ônibus e uma proposta de sistema de integração. O reajuste de R$ 1,90 para R$ 2,10 havia sido anunciado em agosto, mas uma semana de manifestações fizeram com que o prefeito Elmano Ferrer (PTB) recuasse e instalasse um processo de auditoria para avaliar a necessidade de aumento na tarifa.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Entidades estudantis farão ato na Lavagem do Bonfim. SETPS quer tarifa à R$ 3,03.

Embora a Prefeitura tenha negado a possibilidade de aumento na tarifa do transporte público de Salvador nos próximos meses, a desconfiança da sociedade civil reacendeu com as declarações dadas nessa semana pelo superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte Público (SETPS), Horário Brasil, que negou a existência de acordo para o congelamento da tarifa e ainda afirmou que, de acordo com estudos realizados pelo próprio SETPS, o preço da passagem deveria subir de R$ 2,50 para R$ 3,03. Por outro lado, os críticos da proposta dos empresários questionaram a credibilidade dos estudos, que não corresponde à qualidade do serviço prestado, além de exigirem maior transparência, com a publicação das planilhas de custo das empresas.

Nessas condições, estudantes da capital, organizados pela UNE, UEB, UBES e ABES pretendem acordar cedo no dia da Lavagem do Bonfim (próxima quinta, 12) e se concentrar a partir das 6h em frente à Igreja da Conceição da Praia, onde realizarão um ato contra a possibilidade de aumento e as condições precárias do transporte público de Salvador. As entidades não descartam interromper o cortejo oficial do prefeito João Henrique para obrigá-lo a ouvir a pauta de reivindicações que, entre outras coisas, exige o congelamento da tarifa, transporte de qualidade, reforma das estações de transbordo, reativação do Conselho Municipal de Transporte e passe livre para estudantes.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Presidente da UNE faz balanço e aponta os desafios de 2012

Presidente da UNE faz balanço e aponta os desafios de 2012

Segundo o presidente da UNE, Daniel Iliescu, que tomou posse em julho deste ano, os jovens da América Latina vivem a sua melhor fase: “O movimento estudantil está mais forte e amadurecido do que nunca. E isso não vale apenas para o Brasil”, declara nesta entrevista de balanço, previsões e perspectivas para 2012.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Entidades estudantis prometem reagir caso haja novo aumento na tarifa de ônibus

Já é praticamente certo que, no mês de janeiro, haverá reajuste na tarifa de transporte público intermunicipal e metropolitano. A informação já foi confirmada pela AGERBA, entidade reguladora do sistema de transporte estadual. Entretanto, a indignação que começa a crescer contra mais esse aumento deve ser ampliada consideravelmente caso a Prefeitura de Salvador acompanhe a decisão do governo estadual e, tal como fez no ano passado, decida reajustar a tarifa em pleno feriado de 1º de janeiro.

Entidades estudantis prometem reagir

Porém, o prefeito João Henrique não terá vida fácil caso decida mesmo aumentar a tarifa. Isso porque as entidades representativas dos estudantes, a exemplo da UNE, UBES, UEB e ABES, mesmo em período de férias, convocarão uma série de manifestações com o objetivo de denunciar a medida e lutar por melhorias no caótico sistema de transporte público. Para isso, devem fazer uso das redes sociais, a exemplo do twitter e facebook, para convocar os atos e apresentar as opiniões dos estudantes à sociedade.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Camila Vallejo*: Contribuição sobre o movimento e sua continuidade

Contribuição sobre o movimento e sua continuidadeEste movimento, fruto de longos processos de acumulação, amadurecimento político e consolidação orgânica no seio do mundo educacional, não apenas conseguiu elaborar um diagnóstico que demonstra a triste realidade do sistema de educação chileno, como também constatou em sua origem e evolução uma causalidade funcional na reprodução e aprofundamento das desigualdades no nosso país.


Dado o papel que a educação desempenha, ao constituir-se dentro da super-estrutura social como ferramenta de transformação ou reprodução material e cultural das ideias de um modelo econômico, social e político determinado, hoje não restam dúvidas de que é um sistema conscientemente perverso.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mesmo sob chuva, movimento #OcupeBrasilia se mantém firme na Esplanada

Estudantes fazem campanha descontraída para reparar os danos: “doe uma camiseta e ganhe um abraço grátis”
Neste domingo (11), os jovens acampados há mais de cinco dias no #OcupeBrasília sofreram com uma forte tempestade que caiu sobre o planalto central. As barracas, verdadeiras barricadas dos acampados, foram alagadas e as roupas e colchões ficaram encharcados. A chuva só deu trégua ao anoitecer.