segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Lutar com as armas necessárias

Por Caio Botelho

Imaginem a seguinte situação: em um duelo, combina-se que os dois oponentes poderão usar apenas espadas. Mas na hora do confronto um deles aparece com uma pistola. O que o outro deve fazer? Seguir a regra e lutar com uma espada mesmo sabendo que a derrota será certa, ou jogar essas regras para o alto e sacar uma arma também, para ao menos competir em condições de igualdade?

É essa a situação do governo de Maduro, na Venezuela. A oposição golpista abre mão do jogo democrático e do Estado de Direito para inviabilizar a governabilidade e criar as condições para apear do poder a força política eleita livremente. Esta, por sua vez, tem o direito - e mesmo a obrigação - de usar os meios necessários para garantir que a vontade popular seja respeitada. Todos eles, sem ingenuidade.

Maduro: “Na Venezuela vai prevalecer a paz e o socialismo”

Do Portal Vermelho, com Agência Venezuelana de Notícias e Granma

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, manifestou que o governo nacional junto ao povo venezuelano continuará a defesa da pátria diante da agressão e das ações desestabilizadoras da direita.

“É tempo de lealdade, tempo de amor e de combates. Vamos combater no cenário que se apresentar diante de nós para defender o direito à pátria de nossos filhos, de nossos netos e o legado do comandante Hugo Chávez. Na Venezuela vai prevalecer a paz e o socialismo, não vai haver império que nos atemorize e nos encurrale, disse o chefe de Estado em um contato telefônico com o programa La Hojilla, conduzido por Mário Silva, na Venezuelana de Televisão.