sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Festa do Bonfim reúne milhares de pessoas em Salvador

As ruas da Cidade Baixa, na capital baiana, ficaram estreitas para a multidão que participou nesta quinta-feira (12) da Lavagem do Bonfim, em Salvador. Milhares de pessoas prestigiaram o evento, percorrendo pelo menos parte do percurso de 8 km que separa a Igreja da Conceição da Colina Sagrada, onde acontece a tradicional lavagem das escadarias. O PCdoB levou suas bandeiras e militantes para a festa, que contou ainda com a participação de muitas outras lideranças políticas.



 

A festa começou às 8h com uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, seguida de um ato ecumênico com participação de representantes de diversas religiões. O cortejo teve início às 9h, puxado pelas baianas e as autoridades, como o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), o prefeito em exercício de Salvador, Edvaldo Brito (PDT), secretários de Estado e parlamentares. É a chegada desse cortejo que marca o início da lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, feita pelas baianas com vassouras e água de cheiro.

Embora a lavagem das escadarias do Bonfim seja o ponto do alto da festa, os participantes se divertem mesmo é durante o percurso, que tem a animação de bandas de sopro e percussão, além de barracas de comida e bebida por todo lado. Na verdade, a maioria das pessoas não consegue ver a lavagem, mas nem por isso deixam de completar os 8 km de caminhada, seja pela tradição ou pela vontade de pedir ou agradecer alguma graça ao Senhor do Bonfim, já que esta é uma celebração de cunho religioso, ou pelo menos começou assim.

Política
Hoje a Lavagem do Bonfim é uma festa profana e um espaço privilegiado para os partidos e lideranças políticas testarem sua popularidade. Este ano, quase todos os partidos estiveram no percurso, muitos levando seus pré-candidatos à Prefeitura de Salvador nas eleições de outubro deste ano. A sucessão municipal foi sem dúvida o assunto mais comentado da festa. A população reclamava contra o abandono da cidade e os postulantes ao cargo de prefeito cobravam atitudes do atual prefeito João Henrique Carneiro (PP), que mais uma vez não participou da festa popular.

Entre os partidos que participaram do evento, o PCdoB levou sua militância para a rua, tendo à frente do bloco comunista a deputada federal e pré-candidata à Prefeitura da capital Alice Portugal. Bote fé em Salvador pediam os comunistas, que denunciaram a manobra usada pela bancada governista na Câmara de Vereadores, que aprovou alterações do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) suspensas pela Justiça, além da retirada do poder deliberativo do Conselho da Cidade e a mudança de gabarito na orla, com sombreamento das praias. 

Participar das festas populares já é tradição para os comunistas baianos que este ano foram animados pela banda Pata de Onça. “A nossa participação que é histórica no Bonfim tem esta presença mais forte hoje. Aqui é o melhor bloco, o mais numeroso, alegre e vibrante, porque o PCdoB está demonstrando cada vez mais a sua identidade com Salvador, por meio das nossas lideranças, o nosso envolvimento no movimento social de Salvador e pelas ideias que defendemos para a cidade e posicionamento pelo ordenamento do uso solo da cidade. Tudo isso nos identifica com o Bonfim e com a cidade”, falou o presidente do PCdoB na Bahia, o deputado Daniel Almeida. 

Identidade

Esta identidade do PCdoB com a cidade ficou evidente pelo grande número de pessoas que acenavam, abraçavam e tiravam fotos com as lideranças do PCdoB durante todo o percurso. Isto não é novidade para o partido, mas animou ainda mais os militantes para a caminhada que se inicia com a pré-candidatura de Alice para a Prefeitura. “O PCdoB tem raízes fincadas na nossa cidade e está sendo recebido com todo o carinho. O carinho da sociedade que nos encontrou neste asfalto lutando pelas causas sociais e direitos populares, pela garantia de uma cidade melhor. E hoje estamos aqui honrando esta tradição cultural da Bahia e levantando também a bandeira de uma Salvador melhor”, disse Alice Portugal.

Bandeira que é defendida na Câmara Municipal pelas vereadoras Aladilce Souza e Olívia Santana, que se posicionaram desde o primeiro momento contra as alterações propostas para o PDDU e estão preparando uma ação popular pedindo a anulação do projeto da forma que foi aprovado. Elas também recebiam o reconhecimento da população através de acenos, abraços e palavras de apoio. 

“O Bonfim é a festa mais importante no calendário de festas populares da Bahia e o povo vem saudando com muita alegria e animação a passagem do bloco do PCdoB, com a nossa pré-candidata à frente. Este é um bom prenúncio de que nós vamos ser vitoriosos com esta candidatura, que retoma a combatividade e a luta, que sintetiza o anseio do povo de Salvador por melhor condição de saúde, de educação, uma melhor condição de vida”, comemorou Aladilce. 

Para Olívia, o carinho recebido é a demonstração de que o povo quer mudança e o PCdoB é a possibilidade da transformação da cidade de Salvador. “Estamos apresentando um nome novo e a única alternativa feminina para a prefeitura. Eu não tenho dúvida de que o partido tem toda condição de galvanizar todo este sentimento de revolta e de insatisfação da população, de fazer com que o povo se encante com a nossa alternativa e o nome de Alice Portugal”, concluiu. 

De Salvador,
Eliane Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões aqui expressas não necessariamente refletem a posição deste Blog, sendo de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há moderação de caráter ideológico: a ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade.