sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Barcelona: um exemplo dentro e fora de campo

Do Blog da Revolução Tricolor


Em tempo de verdadeira adoração ao bom futebol praticado pelo Barcelona, e com toda a justiça, diga-se, resolvemos mostrar que o maior Clube do mundo, não é um exemplo só pelos belos gols e maravilhosas jogadas, mas também pela forma como trata seus torcedores e o forte incentivo para que as pessoas se associem.

O Barcelona joga bonito também fora das quatro linhas. Associação de torcedores é tratada como prioridade, e, para isso, são muitos os benefícios concedidos aos sócios, que vão desde os direitos relacionados à descontos na compra de ingressos e produtos do Clube, como o direito de votar e ser votado e participar da vida política do Clube. Talvez por isso que o Barça se tornou um dos clubes com maior quantidade de associados em todo o mundo. Em 2009 o Clube espanhol estava em segundo lugar no ranking, com um total de 165 mil sócios, perdendo apenas para o Benfica de Portugal, que tinha 171 mil.

E há um detalhe importante: o direito de votar é tratado como principal atrativo para os torcedores. O Barcelona entende a força da torcida, e sabe que o apoio dos sócios é fundamental para o crescimento do Clube.

Tivemos acesso a um panfleto utilizado pelo Clube para promover e convocar os torcedores a se associar. O folheto é de 2003, e mostrar que a preocupação em agregar sócios não é algo tão recente. Os dirigentes do Barcelona já vislumbravam que o caminho para o crescimento estava diretamente ligado a ampla participação do torcedor na vida do Clube, e não simplesmente na exploração da sua capacidade de lotar estádios. O resultado, todos nós estamos vendo.

Confiram o panfleto de associação do Barcelona:

É esse tipo de exemplo que os dirigentes do Bahia precisam seguir. Um caso inegável de sucesso. O Bahia tem potencial para alçar vôos maiores, e, para isso, é necessário abrir o Clube para a participação da sua torcida, nas mais diversas esferas. O torcedor pode e deve influenciar nas principais decisões do Clube, afinal, a torcida é a causa de existir do nosso querido Esquadrão. Democracia e transparência, sem isso, o desenvolvimento do Bahia estará sempre limitado.



Nossa luta continua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões aqui expressas não necessariamente refletem a posição deste Blog, sendo de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há moderação de caráter ideológico: a ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade.