sábado, 29 de outubro de 2011

UEE emite nota em solidariedade aos estudantes da USP


A União Estadual dos Estudantes (UEE) emitiu nota em solidariedade aos estudantes da Universidade de São Paulo (USP). Na quinta-feira (27) à noite, quando policiais militares que faziam ronda na cidade universitária flagraram tres estudantes fumando maconha e decidiram levá-los para a delegacia. Centenas de estudantes cercaram a viatura para impedir que fossem levados  e os policiais reagiram com golpes de cassetete e bombas de gás lacrimogêneo.


Confira íntegra da nota:

A União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) repudia a violência da Polícia Militar ocorrida no último dia 27 de outubro dentro do campus da Universidade de São Paulo (USP) e vem a público se solidarizar com os estudantes que foram agredidos e que hoje ocupam em protesto o prédio da Faculdade de Filosofia, História e Geografia (FFLCH).

O livre trânsito da Polícia Militar dentro do campus (permitido por meio de um convênio entre a reitoria da USP e a PM) vai na contramão do conceito do território livre que deve ser a universidade. É inadmissível que policiais usem a força repressora do Estado dentro do campus, ambiente livre para o pensamento e a livre circulação do pensamento.

A UEE-SP acredita que outras formas devem ser discutidas pela reitoria da USP para que o problema da violência no campus seja solucionado. A presença da PM, com intimidações como a registrada na noite da quinta-feira, fere a autonomia dos estudantes, professores e funcionários.

A universidade é a fase de maior experiência para o jovem. Acreditamos que esse momento na vida do universitários tem a ver com o novo Brasil que estamos vivenciando, com a formação cada vez mais quantitativa e qualificada de nossos estudantes, com mais investimentos em pesquisas e a democratização do ensino superior.O caso da violência na USP se contrapõe a tudo isso.

Os estudantes lutaram contra uma ditadura, que invadia universidades para prender e torturar. A ditadura cassava licenças de professores. A ditadura matava. Mas não acabou com nossos sonhos. A liberdade é um dos maiores princípios que nos guiam em qualquer que seja a nossa luta. Por isso, mais um vez prestamos solidariedade e apoio aos que se sentiram agredidos com a violência na USP.

União Estadual dos Estudantes de São Paulo – UEE-SP

Ocupação em prédio da FFLCH continua


Hoje, uma nova assembleia entre os estudantes decidiu que a ocupação do prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) continuará. 
Segundo o diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE), João Victor Pavesi, o movimento pede a retirada da Polícia Militar do campus, melhor segurança, treinamento da guarda universitária e o melhor tratamento dos funcionários da instituição aos alunos e professores da universidade.

Segundo Pavesi, uma nova assembleia será realizada às 18h do domingo (30) para discussão do rumo das reivindicações. A  reitoria da SP afirmou na sexta-feira (28) que não tem competência para ordenar a retirada da Polícia Militar da Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo.

Do Portal Vermelho, com agências

www.vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões aqui expressas não necessariamente refletem a posição deste Blog, sendo de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há moderação de caráter ideológico: a ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade.